Wikipédia:Jornal da Wikipédia/arquivo 2006

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Proposta Wikipédia para "Português europeu"[editar código-fonte]

Uma votação no Meta-Wiki propõe a criação de uma Wikipédia exclusivamente para Portugal e suas ex-colônias. A primeira-fase do processo apontou a impopularidade da idéia: foi uma maioria de 35 votos válidos contrários à proposta. Uma nova votação, exclusiva para falantes nativos do "Português europeu", está programada para 1º de Agosto de 2006, mas, por haver controvérisas se estaria de acordo com as políticas do Meta ao proibir o voto de brasileiros, ela não está confirmada. Foi, inclusive, acusada de xenofobia.

De autoria do usuário Tugazo, a proposta afirma que "um grande número de falantes muitas vezes sente-se aborrecidos com as diferenças" existentes entre as variedades do português. Exemplificando, diz que, por causa da política de se manter a variedade do português predominante no artigo, um estudante falante de "Português europeu" que copiasse uma artigo escrito em Português brasileiro para um trabalho escolar, teria de revisar todo o texto para adequá-lo à variedade européia.

A idéia de dividir a Wikipédia Lusófona gerou muita polêmica e trouxe uma idéia de reformulação do Livro de estilo, com o objetivo de melhor abrangir as duas versões do Português numa mesma Wikipédia.

Já fora feita uma votação como esta para a criação de uma Wikipédia Brasileira que teve apenas um voto a favor.

Atualização: O usuário Tugazo propôs na Esplanada uma mediação para a resolução da proposta . "Se os opositores do meu projecto estiverem interessados no estabelecimento de mediação, alguém deverá se oferecer como porta-voz dos opositores e ser aceite pelos mesmos como tal. Perante um porta-voz, entrarei com um pedido para um mediador independente", diz o usuário.

Atualização 2: Após muita discussão na esplanada, o caso chegou ao fim com uma mensagem do fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, declarando que "[n]ão haverá divisão do Português em europeu e brasileiro sem uma gigantesca quantidade de suporte de diversos grupos, o que, como posso entender de discussões passadas, está distante de ocorrer". O usuário responsável pela votação, Tugazo, apagou a mesma do Meta.

Fonte: Esplanada

Fundação[editar código-fonte]

  • Angela Beesley sai do conselho da Wikimedia

Membro do conselho da Wikimedia Foundation e vice-presidente da Wikia, Angela Beesley abandonou a posição na WMF. Angela enfatiza que a razão de sua saída não é culpa de outro membro. Ela deixa apenas o Conselho, continuando envolvida com a Wikipédia e a Wikia. Uma eleição para ocupar a vaga de Angela e outras que devem ser criadas ocorerá em setembro. A posição é a mais alta na hierarquia depois do fundador Jimmy Wales.

Leia a declaração de Angela em: (em inglês) http://thread.gmane.org/gmane.org.wikimedia.foundation/8337/focus=8337

Fonte: Wikizine.

  • Donativos

Daniel Mayer, ou mav, Chefe Financeiro da Wikimedia, procura pessoas com experiência profissional em coleta de fundos para ajudar o Comitê de Coleta de Fundos. Mais em: (em inglês) http://meta.wikimedia.org/wiki/Fundraising_committee

Mídia[editar código-fonte]

  • 40 Milhões

Esse é o número de artigos que têm as Wikipédias, pelo menos segundo o jornal britânico The Indepentent.

Curiodidades[editar código-fonte]

  • Lula: o maior mentiroso do Brasil?

Pesquise por "lula" no Google. O artigo do presidente Luís inácio lula da Silve na Wikipédia será um dos primeiros na lista de resultados. Trata-se de uma Google bomb, técnica utilizada para associar determinados termos criando enlaces/links entre eles, "enganando" o buscador. O mesmo já foi feito com a expressão Miserable failure ("fracasso miserável"), que foi associada ao presidente americano George W. Bush.

Fonte: Esplanada