Wikipédia:Mbabel/Templates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Página inicialTemplatesMbabel para eleições brasileiras
Book barcode.png


Para entender narrativas estruturadas:

Os templates utilizados aqui para geração de rascunhos de verbetes temáticos foram desenvolvidos de acordo com o conceito de narrativas estruturadas, que podem ser entendidas como a criação de textos verbais, compreensíveis por humanos, automatizados a partir de arranjos pré-determinados que processam informações de bancos de dados estruturados. Aqui, os templates são utilizados para geração de rascunhos de verbetes temáticos, sendo esqueletos de textos verbais formados com dados estruturados extraídos automaticamente do Wikidata.

A composição textual é pré-determinada, genérica e editável. Isso quer dizer que o editor irá visualizar um texto de esboço que pode se adequar a diferentes verbetes dentro do tema escolhido. Como os dados inseridos na estrutura textual são extraídos do item Wikidata correspondente, os rascunhos deverão variar de acordo com as informações disponíveis no banco de dados sobre o item desejado.

Os verbetes de filmes, por exemplo, seguem uma estrutura narrativa semelhante, uma vez que seus artigos precisam conter informações essenciais como título do filme, quando e onde foi lançado, por quem foi dirigido e produzido e quais atores fizeram parte do elenco, por exemplo. Essas informações são entendidas como variáveis que podem ser aplicadas em uma estrutura textual genérica, facilitando a elaboração de um rascunho que se adapta de acordo com o filme desejado.

Para cada tema foi desenvolvida uma estrutura básica de verbete que pode ser seguida pelo editor. Todos os rascunhos contêm introdução e seções vinculadas à temática como sugestões, a fim de auxiliar o editor no processo de elaboração do verbete. O editor pode alterar o texto gerado em sua página pessoal de testes conforme julgar necessário, devendo aprofundar a qualidade do verbete antes de publicá-lo no domínio principal. Também é responsabilidade do editor atentar-se para as recomendações do livro de estilo da Wikipédia.

Vale pontuar que as frases e sentenças geradas automaticamente pelo Mbabel são simples, curtas e, muitas vezes, fazem uso da voz passiva. Tal recurso foi adotado a fim de abranger particularidades da Língua Portuguesa, de forma a serem o mais adaptáveis possível às variáveis linguísticas decorrentes das propriedades cadastradas no Wikidata. Portanto, cabe ao usuário adequar o texto do rascunho estruturado aos moldes da linguagem natural, de forma que não cause estranhamento ao leitor humano. O material disponível na página do evento Wikidata Lab IX pode ser consultado para melhor entendimento da estruturação narrativa na ferramenta.


Obra de arte

A narrativa estruturada de obras de arte deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes sobre obras de arte em sua página de testes. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações como autor, data de criação, gênero artístico, técnicas utilizadas, dimensões, encomendador, localização etc., de acordo com dados disponíveis em seu respectivo item no Wikidata. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são: descrição, contexto, análise e recepção. Um exemplo de criação de verbete sobre obras de arte pode ser executado abaixo:




Após clicar em "gerar esboço de obra de arte", clique em "mostrar previsão" para visualizar e editar o rascunho estruturado.


Museu

A narrativa estruturada de museus deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes sobre museus em sua página de testes. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações como local, tamanho do acervo, número de visitantes anuais, atual curador, estilo arquitetônico, prêmios recebidos, situação patrimonial etc., de acordo com dados disponíveis em seu respectivo item no Wikidata. Além disso, esse rascunho estruturado contém um Listeria com até 100 peças de acervo expostas no museu. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são descrição, história, acervo, arquitetura e administração. Um exemplo de criação de verbete sobre museus pode ser executado abaixo:




Após clicar em "gerar esboço de museu", clique em "mostrar previsão" para visualizar e editar o rascunho estruturado.

Biblioteca

A narrativa estruturada de biblioteca deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes sobre bibliotecas em sua página de testes. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações como local, tamanho do acervo, número de visitantes anuais, atual curador, estilo arquitetônico, prêmios recebidos, situação patrimonial etc., de acordo com dados disponíveis em seu respectivo item no Wikidata. Além disso, esse rascunho estruturado contém um Listeria com até 100 itens do acervo da biblioteca. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são descrição, história, acervo, arquitetura e administração. Um exemplo de criação de verbete sobre bibliotecas pode ser executado abaixo:




Após clicar em "gerar esboço de biblioteca", clique em "mostrar previsão" para visualizar e editar o rascunho estruturado.


Arquivo

A narrativa estruturada de arquivos deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes sobre arquivos em sua página de testes. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações como local, tamanho do acervo, número de visitantes anuais, atual curador, estilo arquitetônico, prêmios recebidos, situação patrimonial etc., de acordo com dados disponíveis em seu respectivo item no Wikidata. Além disso, esse rascunho estruturado contém um Listeria com até 100 peças de acervo expostas no arquivo. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são descrição, história, acervo, arquitetura e administração. Um exemplo de criação de verbete sobre arquivos pode ser executado abaixo:




Após clicar em "gerar esboço de arquivo", clique em "mostrar previsão" para visualizar e editar o rascunho estruturado.

Livro

A narrativa estruturada de livros deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes sobre livros em sua página de testes. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações como autor, data de publicação, gênero literário, país de origem, personagens, tema principal da obra, prêmios recebidos etc., de acordo com dados disponíveis em seu respectivo item no Wikidata. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são conteúdo, publicação e recepção. Um exemplo de criação de verbete sobre livros pode ser executado abaixo:




Após clicar em "gerar esboço de livro", clique em "mostrar previsão" para visualizar e editar o rascunho estruturado.


Filme

A narrativa estruturada de filmes deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes sobre filmes em sua página de testes. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações como elenco, direção, ano de lançamento, país de origem, tópico principal da obra, personagens, trilha sonora, prêmios recebidos, bilheteria, custo de produção etc., de acordo com dados disponíveis em seu respectivo item no Wikidata. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são sinopse, elenco, produção e prêmios e recepção. Um exemplo de criação de verbete sobre filmes pode ser executado abaixo:



Após clicar em "gerar esboço de obra de arte", clique em "mostrar previsão" para visualizar e editar o rascunho estruturado.

Sismo

A narrativa estruturada de sismos deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes sobre sismos em sua página de testes. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações como data e país de ocorrência do sismo, magnitude na escala Richter, magnitude de momento sísmico, escala de intensidade de Mercalli, altitude e profundidade, coordenadas geográficas e número de mortos e de feridos, de acordo com dados disponíveis em seu respectivo item no Wikidata. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são geologia, danos e vítimas e repercussão. Um exemplo de criação de verbete sobre sismos pode ser executado abaixo:




Após clicar em "gerar esboço de sismo", clique em "mostrar previsão" para visualizar e editar o rascunho estruturado.


Jornal

A narrativa estruturada de jornais deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes sobre jornais em sua página de testes. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações como formato de publicação, data de fundação e de dissolução, local de publicação, alinhamento político, fundador, editor, diretor, prêmios recebidos etc., de acordo com dados disponíveis em seu respectivo item no Wikidata. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são história, visão política, controvérsias e prêmios. Um exemplo de criação de verbete sobre jornais pode ser executado abaixo:




Após clicar em "gerar esboço de jornal", clique em "mostrar previsão" para visualizar e editar o rascunho estruturado.

Crie um template

Caso você queira trabalhar na Wikipédia com outros temas que não se encaixam nos templates existentes, você mesmo pode criar uma narrativa estruturada para os tipos de itens que desejar. Para isso, recomenda-se a leitura e o estudo dos Wikidata Labs, especialmente o Wikidata Lab I e o Wikidata Lab IX, que tocam na utilização das funções necessárias para a obtenção das informações do Wikidata e como construir e estruturar uma narrativa ao redor dessas informações, respectivamente.

Uma vez criado o template (preferencialmente na sua página de testes), mova-o para uma subpágina da Predefinição:Mbabel, de modo que a página seja nomeada como Predefinição:Mbabel/<NomeDoTemplate>, e adicione a ligação para a página na página da predefinição e então crie uma descrição básica com o botão para geração de rascunhos nesta subpágina.