Wikipédia:Mbabel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Página inicialTemplates
Book barcode.png


Bem-vindo(a) à página da ferramenta Mbabel!

Nesta página você encontrará as informações necessárias para a correta utilização da ferramenta Mbabel. A proposta da ferramenta é facilitar o processo de criação de verbetes para a Wikipédia fornecendo um esboço simplificado, gerado automaticamente a partir de dados presentes em outro projeto-irmão da Wikimedia, o Wikidata. Esse verbete deverá ser melhorado pelo editor na sua própria página de testes antes de migrar o conteúdo para o domínio principal, onde ficam os artigos da Wikipédia, devendo atingir ao menos o patamar mínimo de qualidade de um artigo.


Objetivos

Antes de utilizar a ferramenta, é necessário compreender os propósitos aos quais ela foi desenvolvida:

  1. Auxiliar o usuário nos primeiros passos para a criação de um artigo na Wikipédia por meio da geração de um rascunho estruturado necessariamente em sua própria página de testes;
  2. A criação de rascunhos estruturados eficientes depende da criação de um template prévio, capaz de lidar com as informações provenientes de uma determinada variedade de itens no Wikidata, tais como obras de arte, jornais, museus, sismos etc.
  3. Incentivar a integração entre os projetos Wikipédia e Wikidata. Em especial, a ferramenta pretende incentivar melhorias na estruturação de dados no Wikidata.

De uma maneira inversa, portanto, pode-se dizer ainda que:

  1. O Mbabel NÃO é uma ferramenta para substituir a edição humana na Wikipédia;
  2. O Mbabel NÃO é uma ferramenta capaz de gerar esboços que possam ser migrados para o domínio principal sem a revisão humana e, portanto, foi desenvolvida para trabalhar apenas nas páginas de testes dos usuários;
  3. O Mbabel NÃO é concorrente de qualquer outro meio ou ferramenta no auxílio para a criação de novos artigos, tal como o guia de criação, mas sim uma opção adicional àqueles que buscam ajuda no processo de criação de artigos.


Utilização

Para utilizar a ferramenta, é necessário primeiramente identificar o número do item do Wikidata para o qual você deseja criar um esboço em sua página de testes. Note que nem todos os itens existentes no Wikidata possuem necessariamente um artigo correspondente na Wikipédia e, então, é possível que haja um item no Wikidata com muitas informações acerca de um determinado tema (pessoa, logradouro, instituição etc.) e que até o momento ainda não exista na Wikipédia. É essencial que sejam observados os critérios de notoriedade para a utilização da ferramenta, pois podem haver casos em que um item no Wikidata não atenda os critérios definidos por esta comunidade. Outra questão importante neste primeiro passo é verificar quais os templates já existentes para o Mbabel. Uma lista desses templates está disponível em Templates, que no momento são seis: obras de arte, museus, livros, filmes, sismos e jornais.

Ou seja, para que o esboço seja criado de forma eficiente em sua página de testes, o item no Wikidata ao qual ele se refere deve ser de um dos seis tipos listados acima. A título de exemplo, na tentativa de se criar uma página de esboço para o Museu de Arte de São Paulo, cujo item no Wikidata é Q82941 (basta verificar no menu esquerdo do próprio artigo), bastaria inserir o QID, seguido de uma vírgula e o nome do template desejado, dessa forma: Q82941, museu.

Clique em "gerar esboço" e depois em "mostrar previsão" para visualizar e editar o rascunho estruturado.