Wikipédia:Mediação de conflitos/Casos/2007-01-31 Samba e Choro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mediação de conflitos
Artigo: Samba
Estado: Fechado
Mediação por:  Porantim  » 
Comentários: Resolvido

Caso em mediação: 2007-01-31 Samba e Choro[editar código-fonte]

Em disputas, observe sempre as normas de conduta e não faça ataques pessoais. Aja sempre com civilidade.

Se submeter queixas ou insultos, as suas edições poderão provavelmente ser removidas pelo mediador.


Informações relativas ao pedido[editar código-fonte]

Requerimento feito por: Luís Felipe Braga Msg 16:20, 31 Janeiro 2007 (UTC)
Onde está a ocorrer o caso?
Artigos Samba e Choro.
Quem está envolvido no caso?
201.52.235.173 e Luís Felipe Braga.
O que é que se passa?
O usuário 201.52.235.173 insiste em incluir no artigo Samba uma seção que diz que o Chorinho é um tipo de Samba "artístico" com origem no século XX e raízes indígenas [1]. Isso, na minha opinião, é um total absurdo e, além disso, ele não mostrou nenhuma referência que confirme tal visão. Ele também editou o artigo Choro para incluir algo parecido [2]. Na sua página de discussão ele mostrou, como sendo referências, artigos criados por ele mesmo [3].
O que é que gostaria que fosse feito (apresente uma possível solução para o problema)?
Gostaria que alguém viesse a conversar com o editor 201.52.235.173 pedindo para que ele discutisse as suas opiniões, quando controversas, antes de incluir visões polêmicas e sem embasamento em qualquer artigo.

Resposta do(s) mediador(es)[editar código-fonte]

Ofertas de compromisso[editar código-fonte]

Esta secção serve para a apresentação e discussão de ofertas de compromisso.

Discussão[editar código-fonte]

Embora o uso da página do artigo em causa, para resolver uma disputa, seja encorajado (visto poder proporcionar uma maior audiência), sinta-se livre para discutir o caso nesta secção. Outros mediadores são também encorajados a se envolverem na discussão, visto que a Wikipédia se baseia em consenso.

Não tive tempo para avaliar detalhadamente o problema, mas coloco algumas considerações. Em primeiro lugar: informações adicionadas aos artigos sem as respectivas fontes são passíveis de reversão. Porém, tais reversões devem ser discutidas, procedendo-se primeiro à adição da predefinição "{{carece de fontes}}" no trecho em questão. Caso o usuário se recuse a discutir ou a apresentar fontes, não vejo problema em reverter e retirar a informação polêmica. Porém, precisamos ter em mente que tal tema é complexo, visto que não há uma "história oficial da música popular brasileira", o que relativiza muito as coisas. Por outro lado, não podemos tolerar opiniões pessoais nos artigos. Não estou aqui "mediando" (até porque duvido da eficácia deste processo, mas isto não vem ao caso agora), apenas comentando o problema. Não me oponho à reversão continuada das adições sem fontes, desde que a discussão tenha sido ignorada pelo usuário que as tenha feito. Porém, acredito que um bloqueio é exagerado neste caso.--g a f msg 04:11, 1 Fevereiro 2007 (UTC)
PS: entendo pouco de choro, mas é uma suposição muito comum a de que o chorinho seja de alguma forma um parente do samba. Como havia dito, o problema é que tal história não possui verdades absolutas. Tomaria mais cuidado com as reversões, mas caso o anônimo se recuse a discutir... não há muito o que fazer.--g a f msg 04:14, 1 Fevereiro 2007 (UTC)