Wikipédia:Projetos/Música/Gospel/Guia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Manual de Estilo do Projeto Música Gospel é um guia de referência para a criação ou edição de um artigo que abrange o escopo do projeto (como álbuns, singles, bandas, músicos, entre outros), afim de que estejam seguindo uma forma padrão, baseado no Projeto Música. Para um manual de estilo genérico da Wikipédia, acesse Wikipedia:Livro de estilo.

Regras gerais de artigos relacionados à religião[editar código-fonte]

Imparcialidade[editar código-fonte]

Como se trata de artigos relacionados à música religiosa, é comum erros relacionados à imparcialidade. Veja um exemplo de frase:

  • A banda segue em seu estilo agradando a Deus.

Essa frase possui parcialidade. Para ser imparcial, necessitaria ser assim:

  • A banda segue em seu estilo acreditando agradar a Deus.

Se não houver fontes declarando isso (for somente declaração de fãs), remover a frase.

Fontes[editar código-fonte]

Como qualquer artigo relacionado à música, são suscetíveis a receberem especulações ou informações absurdas. Para isso existem diversas fontes fiáveis relacionadas à música gospel, e para citar as fontes, use a predefinição {{Citar web}}.

Estilo de artigo[editar código-fonte]

Artigos sobre banda[editar código-fonte]

Os artigos de bandas gospel devem começar com a predefinição {{Info/Banda}}, sendo preenchidos com as informações pertinentes. Um artigo sobre banda deverá seguir esta estrutura:

Sessão Descrição
Parágrafo introdutório Resumo sobre a banda, sua origem e quando foi formada, origens dos integrantes, bandas de que participaram antes. Outras informações como gêneros musicais nos quais a banda sagrou-se (o contexto histórico) também podem ser abordados.
História História completa da banda, divida em sub-capítulos, quando muito volumoso, como desejado (por década, por acontecimentos relevantes etc.)
Membros
(ou Integrantes)
Relação dos integrantes da banda, informando também o período e os instrumentos utilizados por cada um.
Sub-sessão Descrição
Última formação
(ou Formação atual)
Relação dos integrantes da formação atual da banda ou da última formação da banda antes acabar.
Ex-membros
(ou Ex-integrantes)
Artistas convidados Relação de músicos convidados em sessões de estúdio ou apresentações ao vivo.
Discografia Relação das obras lançadas pela banda, informando também a data de lançamento e a gravadora.
Sub-sessão Descrição
Álbuns de estúdio Lista dos álbuns lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou em algum ranking, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Singles (ou Compactos) Lista dos singles lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou em algum ranking, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
EP Lista dos EPs/LPs lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou em algum ranking, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Coletâneas
(ou Compilações)
Lista das coletâneas/compilações lançadas pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou em algum ranking, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Álbuns ao vivo Lista dos álbuns ao vivo lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou no ranking da Billboard, Discos de Platina/Ouro).
Álbuns de tributo Tributos à banda ou dos quais a banda participou, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou em algum ranking, Discos de Platina/Ouro).
Outros
Videografia Relação de vídeos lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou em algum ranking, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy, Emmy etc.).
Sub-sessão Descrição
Vídeos musicais Relação de vídeos musicais lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupouem algum ranking, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy, Emmy, VMA etc.).
VHS Relação de VHS lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou em algum ranking, Discos de Platina/Ouro).
DVD Relação de DVDs lançados pela banda, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, colocações que ocupou em algum ranking, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Outros Capítulo destinado a sub-capítulos extras, tais como livros lançados sobre a banda ou por integrantes da banda, curiosidades, prêmios, entre outros.
Ver também Tópicos relacionados à banda, como outras bandas ou movimentos musicais.
Ligações externas Links oficiais relacionados à banda, como o site oficial.
Predefinições sobre banda Utilizar {{Rodapé-bandas}} para criar as predefinições sobre bandas.

Exemplo: {{Diante do Trono}}

Categoria

Artigos sobre músico[editar código-fonte]

Os artigos de músicos devem começar com a predefinição {{Info/música/artista}}, sendo preenchida com as informações pertinentes. Tal artigo deverá seguir esta estrutura:

Sessão Descrição
Parágrafo introdutório Resumo sobre o músico, sua origem e datas de nascimento e falecimento, seus instrumentos e bandas de que participou antes. Outras informações como gêneros musicais no qual sagrou-se (o contexto histórico) também podem ser abordados.
Biografia História completa do artista, divida em sub-capítulos, quando muito volumoso, como desejado (por década, por acontecimentos relevantes etc.).
Discografia Relação das obras lançadas pelo músico, seja em carreira solo ou junto com bandas informando também a data de lançamento e a gravadora.
Sub-sessão Descrição
Álbuns de estúdio Lista dos álbuns de estúdio lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy, etc.).
Singles
(ou Compactos)
Lista dos singles lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
EP Lista dos EP lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Coletâneas
(ou Compilações)
Lista das coletâneas/compilações lançadas pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Álbuns ao vivo Lista dos álbuns ao vivo lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Discos de Platina/Ouro).
Álbuns de tributo Tributos ao artista ou dos quais o artista participou, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Discos de Platina/Ouro).
Outros
Videografia Relação de vídeos lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy, etc.).
Sub-sessão Descrição
Vídeos musicais Relação de vídeos musicais lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy, etc.).
VHS Relação de VHS lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Discos de Platina/Ouro).
DVD Relação de DVD lançados pelo artista, em ordem cronológica, informando a data de lançamento, gravadora. Índices de vendas/audiência (ex: nº de cópias vendidas, Disco de Platina/Ouro/Diamante, Grammy etc.).
Outros Capítulo destinado a sub-capítulos extras, tais como livros lançados sobre o artista, curiosidades, prêmios, entre outros.
Ver também Tópicos relacionados ao artista, como outras bandas ou movimentos musicais.
Ligações externas Ligações externas oficiais relacionados ao artista, com o site oficial.
Predefinições sobre músico Utilizar {{Rodapé-músicos}} para criar as predefinições sobre músicos.

Exemplo: {{FernandinhoCD}}

Categoria

Artigos sobre álbum[editar código-fonte]

Os álbuns musicais de um determinado artista devem que ser iniciados com a predefinição {{Info/Álbum}}, sendo preenchidos com informações pertinentes. Note que no campo de crítica são usadas frequentemente avaliação na escala de 5 e 10. Para ajudar nesse aspecto, use as predefinições {{avaliação-5}} e {{avaliação-10}}. Um artigo sobre álbum deverá seguir esta estrutura:

Sessão Descrição
Parágrafo introdutório breve explicação sobre o álbum, contendo pelo menos o artista que o gravou e a data de lançamento
Faixas
(ou Canções)
As canções na seção faixas devem seguir o modelo:
#"Nome da canção" (autores) — mm:ss

No qual mm representa os minutos e ss os segundos do comprimento de cada canção.

Exemplo:

  1. "Tua Graça me Basta" (Luiz Arcanjo/Davi Sacer) — 7:50

Pode-se adotar também a formatação alternativa que comprime os autores e a duração, destacando somente o título da faixa, seguindo o seguinte modelo:

#"Nome da canção" <small>(autores) — mm:ss</small>

Existe também a predefinição {{Lista de faixas}} que formata a lista automaticamente, sendo necessário somente preencher campos. Mais informações na página da predefinição.

Formação
(ou Integrantes)
relação da formação da banda quando da gravação do álbum. Pode conter também o nome das demais pessoas envolvidas em sua produção (artistas convidados, ficha técnica, etc.).

Exemplo: Red (banda)

Ver também tópicos relacionados ao álbum, como o artigo da banda
Ligações externas ligações relacionados ao álbum, e não à banda, como o sítio oficial da banda
Predefinições sobre banda Utilizar {{Rodapé-bandas}} para criar as predefinições sobre bandas.

Exemplo: {{Trazendo a Arca}}

Categoria Os álbuns são categorizados da seguinte forma:
  • Por ano: [[Categoria:Álbuns de aaaa]], no qual aaaa é o ano de lançamento do álbum.
  • Por banda: [[Categoria:Álbuns de banda]], na qual banda deve ser trocado pelo nome da banda. Essa categoria deve ser criada se houver uma quantidade relevante de álbuns da banda.
  • Por gênero: [[Categoria:Álbuns de gênero]], onde gênero deve ser trocado pelo gênero musical do álbum.

Artigos sobre single[editar código-fonte]

Artigos sobre singles da banda devem começar com a predefinição {{Info/Single}}, sendo preenchida com informações pertinentes. Um artigo sobre single deverá seguir esta estrutura:

Sessão Descrição
Parágrafo introdutório breve explicação sobre o single, contendo pelo menos o artista que o gravou e a data de lançamento
Faixas
(ou Canções)
As canções na seção faixas devem seguir o modelo:
#"Nome da canção" (autores) — mm:ss

No qual mm representa os minutos e ss os segundos do comprimento de cada canção.

Exemplo:

  1. "Tua Graça me Basta" (Luiz Arcanjo/Davi Sacer) — 7:50

Pode-se adotar também a formatação alternativa que comprime os autores e a duração, destacando somente o título da faixa, seguindo o seguinte modelo:

#"Nome da canção" <small>(autores) — mm:ss</small>

Existe também a predefinição {{Lista de faixas}} que formata a lista automaticamente, sendo necessário somente preencher campos. Mais informações na página da predefinição.

Formação
(ou Integrantes)
Formação da banda quando da gravação do single. Pode conter também o nome das demais pessoas envolvidas em sua produção.
Ver também tópicos relacionados ao single, como o artigo da banda
Ligações externas links relacionados ao single, e não à banda, como o sítio oficial da banda
Predefinições sobre banda Utilizar {{Rodapé-bandas}} para criar as predefinições sobre bandas.

Exemplo: {{Diante do Trono}}

Categoria Os singles são categorizados da seguinte forma:
  • Por ano: [[Categoria:Singles de aaaa]], no qual aaaa é o ano de lançamento do single.
  • Por banda: [[Categoria:Singles de banda]], na qual banda deve ser trocado pelo nome da banda. Essa categoria deve ser criada se houver uma quantidade relevante de singles da banda.
  • Por gênero: [[Categoria:Singles de gênero]], onde gênero deve ser trocado pelo gênero musical do single.

Estilo de títulos de artigo[editar código-fonte]

Artigos sobre bandas[editar código-fonte]

Artigos sobre bandas devem ter como o título o nome da banda, sem abreviações. Em caso de conflito com artigos que não são bandas, a distinção é feita pela desambiguação "(banda)". Em caso de conflito com artigos de bandas, a distinção deve ser feita pelo país de origem entre parênteses: "<X> (banda da Alemanha)" e "<X> (banda do Japão)". Deve ser criada uma página de desambiguação "<X>" listando as duas variantes. Ex: Resgate (banda)

Artigos sobre músicos[editar código-fonte]

Artigos sobre músicos devem ter como o título o nome artístico da pessoa. Em caso de conflito com artigos que não são músicos, a distinção é feita pela desambiguação "(músico)". Em caso de conflito com artigos de músicos, a distinção deve ser feita pelo país de origem entre parênteses: "<X> (músico da África do Sul)". Deve ser criada uma página de desambiguação "<X>" listando as duas variantes.

Artigos sobre álbuns, singles e composições[editar código-fonte]

Artigos sobre álbuns, singles e composições devem ter como título o nome da obra, sem abreviações, sem indicação do autor e sem indicação do ano de lançamento. Em caso de conflito (múltiplas ocorrências), a distinção deve ser feita pelo artista entre parênteses no formato "<categoria> de <X>". Nesse caso, categoria pode ser "álbum", "single", "canção" ou "composição"; X é o artista.

Regras para a marcação de esboço[editar código-fonte]

Artigos sobre banda[editar código-fonte]

A marcação de esboço para artigos sobre banda {{esboço-banda}} deve ser utilizada quando o artigo atende pelo menos uma destas condições:

  1. o parágrafo introdutório possui pouco conteúdo
  2. o artigo não possui pelo menos uma das seções: História, Membros ou Discografia
  3. o artigo não tiver a predefinição {{Info/Banda}}
Para ver artigos que atualmente utilizam essa predefinição, acesse Categoria:!Esboços sobre banda.

Artigos sobre músico[editar código-fonte]

A marcação de esboço para artigos sobre músico {{esboço-músico}} deve ser utilizada quando o artigo atende pelo menos uma destas condições:

  1. o parágrafo introdutório possui pouco conteúdo
  2. o artigo não possui pelo menos uma das seções: História/Biografia ou Discografia
  3. o artigo não tiver a predefinição {{Info/música/artista}}
É comum existirem especializações desta categoria para cada instrumento musical, como por exemplo {{esboço-cantor}}, que também são válidas.

Artigos sobre álbum[editar código-fonte]

A marcação de esboço para artigos sobre álbum {{esboço-álbum}} deve ser utilizada quando o artigo atende pelo menos uma destas condições:

  1. o parágrafo introdutório possui pouco conteúdo
  2. o artigo não possui pelo menos uma das seções: Faixas
  3. o artigo não tiver a predefinição {{Info/Álbum}}

Artigos sobre single[editar código-fonte]

A marcação de esboço para artigos sobre single {{esboço-single}} deve ser utilizada quando o artigo atende pelo menos uma destas condições:

  1. o parágrafo introdutório possui pouco conteúdo
  2. o artigo não possui pelo menos uma das seções: Faixas e formatos
  3. o artigo não tiver a predefinição {{Info/Single}}