Saltar para o conteúdo

Wikipédia:Projetos/Saúde/Wikipédia Médica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Wikipédia Médica" é um conjunto de iniciativas para ampliar, valorizar e divulgar o conteúdo de medicina da Wikipédia em plataformas digitais.

O programa "Wikipédia Médica" destina-se a aproximar voluntários do movimento Wikimedia e profissionais de saúde com o objetivo de ampliar, valorizar, acreditar e divugar o conteúdo de medicina, anatomia, farmácia, saúde da mulher e nutrição na Wikipédia.

A Wikipédia é o 5º site mais visitado em todo o mundo. Na Wikipédia em português, os artigos sobre temas de medicina e saúde são consultados todos os meses por dezenas de milhar de pessoas e são frequentemente as páginas de língua portuguesa mais consultadas sobre esse tema.

No entanto, este potencial enquanto ferramenta de promoção e educação para a saúde é ainda sub-aproveitado e negligenciado. A aproximação entre editores voluntários e profissionais de saúde é fundamental para garantir que o recurso mais consultado pelo público é também aquele que oferece as informações mais fidedignas, confláveis atualizadas e rigorosas.

Em 2016 criamos um grupo de trabalho que ampliou e reviu 230 artigos essenciais de saúde. Em setembro lançamos a "Wikipédia Médica Offline", uma aplicação gratuita para Android que permite consultar offline o conteúdo de medicina da Wikipédia.

As metas para 2018 são a criação de um conjunto de 1000 artigos simplificados de qualidade, focados nos aspetos essenciais do tópico descrito, e revistos de forma rigorosa por profissionais de saúde.

Para além da disponibilização na Wikipédia, este conteúdo será integrado numa nova aplicação móvel destinada ao público em geral e numa plataforma digital que permita o acesso ao conteúdo em regiões lusófonas carenciadas e sem cobertura de dados móveis.

Meta I[editar código-fonte]

A quem se destina: Editores e voluntários da Wikipédia com conhecimentos básicos de língua inglesa e medicina ou biologia.

Objetivos: Completar a tradução de 1000 artigos simplificados a partir desta lista e integrá-los nas introduções dos artigos em língua portuguesa em que o conteúdo existente seja de pior qualidade.

Todos os artigos simplificados em inglês foram preparados, redigidos e revistos por médicos. Todas as informações são referenciadas por fontes de elevada qualidade. Todos os artigos obedecem à mesma estrutura e organização de conteúdo, facilitando a consulta sistemática.

Meta II[editar código-fonte]

A quem se destina: Especialistas na área da medicina e saúde pública

Objetivos: Realizar uma revisão criteriosa dos 1000 artigos simplificados na meta I.

A revisão por especialistas é fundamental para garantir que o conteúdo final é isento de erros, afirmações pouco claras, informações desatualizadas, problemas de tradução, noções excessivamente técnicas ou termos em desuso.

Meta III[editar código-fonte]

A quem se destina: Organizações não governamentais

Objetivos: Distribuição de uma plataforma digital para acesso ao conteúdo em regiões carenciadas dos países africanos de língua portuguesa.

A nossa meta é aproximar voluntários e ONGs interessadas em distribuir em regiões carenciadas conteúdo médico revisto por especialistas na meta II. A literacia em saúde e o acesso a informação de qualidade em medicina são muitas vezes limitados por condicionantes técnicas e económicas. Em várias regiões da lusofonia, o acesso a redes de dados móveis é inexistente, limitado, controlado ou de elevado custo económico.

Tendo em conta estas condicionantes, a Wiki Med Foundation desenvolveu um dispositivo internet-in-a-box com conteúdo de medicina e saúde acessível através de uma rede wifi de curta distância. Entre 2016 e 2017, foram distribuídos vários dispositivos na República Dominicana, Guatemala, Peru, Jordânia, Gana, Bangladesh e em campos de refugiados na Grécia. Estamos neste momento a trabalhar numa versão em língua portuguesa.