Wikipédia:Projetos/Wikipédia/Eliminação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Espaço para avaliar o atual estado da política de eliminação na Wikipédia em português e comparar com as políticas de eliminação de outras Wikipédias.

Wikipédia em português[editar código-fonte]

Cinco formas de eliminação: ER, ESR, PE, Matrad e VDA

ER
Eliminação rápida: Forma de eliminação sem prazo para começar a valer que só deve ser aplicada em casos que violam claramente uma das regras exposta. O eliminador que marcar não pode eliminar a página, necessitando de dois editores para eliminar.
ESR
Eliminação semirrápida: Quatro dias para começar a valer, pode ser impugnada por qualquer editor que achar que a página não deve ser eliminada mas a impugnação deve ser acompanhada de uma argumentação adequada ou da resolução dos problemas apresentados na proposição.
PE
Eliminação por votação: Só vale após votação em que 2/3 dos votos devem ser a favor da eliminação. Votação ocorre por 7 dias prorrogados por mais 7 se não houver 2/3 para uma das opções nos 7 dias iniciais. 300 edições no domínio principal são necessárias para votar
VDA
Eliminação por problemas de direitos autorais: Passa a valer um mês após a marcação.
Matrad
(não achei página de política só Ajuda:Guia de tradução#Eliminação de páginas maltraduzidas): Passa a valer após marcada por um mês, eliminador que marcou não pode eliminar.
Revisão de eliminação
Não há um processo organizado e fica inteiramente a critério de administradores e eliminadores.

Wikipedia em inglês[editar código-fonte]

Quatro formas de eliminação: ER, ESR, ESR-bio e PE

ER
Speedy deletion: Forma de eliminação imediata sem prazo para começar a valer que só deve ser aplicada em casos que violam claramente uma das regras exposta. Regras mais abrangentes que as regras da wikipt. Eliminadores podem apagar qualquer página que caiba dentro dos critérios imediatamente.
ESR
Proposed deletion: Sete dias para começar a valer, pode ser impugnada por qualquer editor que achar que a página não deve ser eliminada e a página não pode ser proposta para eliminação novamente, sendo levada para discussão ou mantida após qualquer contestação da proposição que não seja vandalismo óbvio. Mesmo se não houver contestação ESR é considerada uma eliminação "mais leve", uma em que a comunidade ainda não se pronunciou; e pedidos de restauro são sempre atendidos.
ESR-Bio
Proposed deletion of biographies of living people:ESR exclusiva para artigos de BPV que não pode ser removida sem a apresentação de uma fonte (BPV precisam de ao menos uma fonte obrigatoriamente por lá) e que tem um prazo de 10 dias.
PE
Deletion discussion: Vale após encontrar um consenso aproximado da comunidade para a manutenção ou eliminação do artigo. A discussão se dá por um mínimo de 7 dias e pode permanecer por mais tempo a critério/disponibilidade dos eliminadores. A decisão não se dá por contagem de votos mas pelos argumentos apresentados. Argumentos factuais não respondidos são suficientes para uma decisão contra a maioria.
Revisão de eliminação
Páginas eliminadas por ESR ou erroneamente eliminadas por ER são restauradas imediatamente após pedido. Páginas apagadas por qualquer motivo podem ser colocadas como subpáginas de usuário ou enviadas por email ao usuário que desejar. Resultados de discussões podem ser reexaminados pelo próprio eliminador ou, a pedido, pela comunidade.

Wikipédia em espanhol[editar código-fonte]

Quatro formas de eliminação: ER, ESR, PE e predefinições por problemas

ER
borrado rápido Forma de eliminação imediata sem prazo para começar a valer que só deve ser aplicada em casos que violam claramente uma das regras exposta. Regras mais abrangentes que as regras da wikipt. Eliminadores podem apagar qualquer página que caiba dentro dos critérios imediatamente.
ESR
Propuestas de borrado Sete dias para começar a valer, pode ser impugnada por qualquer editor que achar que a página não deve ser eliminada e a página não pode ser proposta para eliminação novamente, sendo levada para discussão ou mantida após qualquer contestação da proposição que não seja vandalismo óbvio. Mesmo se não houver contestação ESR é considerada uma eliminação "mais leve", uma em que a comunidade ainda não se pronunciou; e pedidos de restauro são sempre atendidos.
PE
Consultas de borrado: Vale após encontrar um consenso aproximado da comunidade para a manutenção ou eliminação do artigo. A discussão se dá por no máximo 14 dias (normalmente a duração da discussão). A decisão não se dá por contagem de votos mas pelos argumentos apresentados. Argumentos factuais não respondidos são suficientes para uma decisão contra a maioria.
predefinições por problemas
Autotrad Fuente primaria Infraesbozo Innecesaria Posible copyvio Promocional Sin relevancia (má tradução, fonte primária, mínimo, predefinição desnecessária, VDA suspeito, Spam e sem relevância enciclopédica): passa a valer após um mês. Editores podem levar para uma PE em caso de dúvidas.
Revisão de eliminação
Páginas eliminadas por ESR ou erroneamente eliminadas por ER são restauradas imediatamente após pedido. Páginas apagadas por qualquer motivo podem ser colocadas como subpáginas de usuário ou enviadas por email ao usuário que desejar. Resultados de discussões podem ser reexaminados por outro eliminador a pedido