Wikipédia:Scripts/Redirecionamentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de uma página processada por uma versão antiga do script, vista com o tema monobook. Na aba "redirects" assinalada a vermelho aparecem três números: 3 corresponde ao número de redirecionamentos; 19 corresponde ao número de ligações internas processadas; 20 corresponde ao número total de ligações na página (que inclui uma ligação interna especial a cinzento em "Categorias"). Os redirecionamentos estão assinalados na página a verde. Note que esta imagem é apenas um exemplo demonstrativo, e neste caso os redirecionamentos não devem ser alterados por estarem com a norma brasileira.

Este script acrescenta uma aba "Redirecionamentos" no topo das páginas (do lado direito da aba "vigiar" / "desinteressar-se". Ao carregar nessa aba, o script verifica as ligações internas presentes no artigo que se está a visualizar. Caso as ligações analisadas sejam redireccionamentos, estas são mostradas na cor verde. As restantes ligações são apresentadas nas cores pré-definidas: azul para artigos existentes, vermelho para aqueles que não existem.

Notas:

  • Depois de clicar na aba "Redirecionamentos", se fizer outra acção (carregar na aba editar ou ao editar um artigo clicar no botão de pré-visualização) terá de carregar de novo na aba "Redirecionamentos".
  • Pode-se utilizar este script mesmo quando se está a pré-visualizar uma edição.
  • Ao editar um artigo, o script também conta como ligações internas (e redirecionamentos, se for caso disso) as ligações presentes em avisos ou similares ao editar uma página (por exemplo: MediaWiki:Copyrightwarning).

Instalação[editar código-fonte]

O script está disponível entre os gadgets listados na página de preferências.

Se preferir fazer alterações no script para personalizá-lo (por exemplo para alterar a cor), copie o código do gadget para o seu common.js ou, se preferir, na página de scripts específica para um dos temas (skins) existentes nas preferências, e faça as modificações necessárias. É aconselhável não retirar o cabeçalho do código-fonte do script ao copiá-lo. Dessa forma é possível identificar facilmente os scripts e saber quem os utiliza (útil para diversas situações: tirar dúvidas com outros wikipedistas, avisos sobre alteração da página do código, etc.)