Saltar para o conteúdo

Wikipédia:Votações/Orientação sexual de Hans Christian Andersen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Orientação sexual de Hans Christian Andersen
  • Fase atual: Cancelada
  • Fase seguinte: -

Ver também

Proposta: O texto abaixo, datado de 24 de Março de 2008, foi eliminado por André Koehne do artigo sobre Hans Christian Andersen (HCA) sem discussão adequada entre a comunidade (os únicos comentários sobre o texto, posteriores à data em que o texto foi redigido, são do próprio André), após o que o mesmo André, na sua função de administrador, bloqueou o mesmo artigo para edição por 4 dias.

Como a decisão da comunidade, quando formalmente expressa, é soberana, esta votação tem por objectivo permitir que a comunidade possa, formalmente, discutir e votar sobre a relevância da informação sobre a orientação sexual de HCA para a Wikipédia em português.

Esta votação não se destina a resolver nenhuma disputa pessoal, nem a contestar decisões anteriormente tomadas, nem tem nenhuma outra finalidade que não seja permitir que a comunidade em discussão e votação formal, baseando-se apenas nas políticas e recomendações oficiais da Wikipédia, se pronuncie sobre um conteúdo específico da Wikipédia, melhorando-a.

Proponente: Jmx


  • Abertura da discussão: 26 de Julho de 2008
  • Fecho da discussão: 9 de Agosto de 2008
  • Início da votação: 10 de Agosto de 2008
  • Fecho da votação: 24 de Agosto de 2008

Votação 1: sobre a relevância do tema

[editar código-fonte]

Concorda que deve haver informação sobre a orientação sexual de Hans Christian Andersen na Wikipédia lusófona?

Abstenções:

[editar código-fonte]

Votação 2: sobre a reposição do texto

[editar código-fonte]

Concorda que o texto referido abaixo deve ser reposto no artigo de Hans Christian Andersen?

Abstenções:

[editar código-fonte]

Texto objecto desta discussão e votação

[editar código-fonte]

A orientação sexual de Andersen foi desde cedo objecto de controvérsia em círculos académicos[1]. A discussão iniciou-se em 1901, com o artigo "Hans Christian Andersen: Evidence of his Homosexuality" de Carl Albert Hansen Fahlberg na prestigiada revista de Magnus Hirschfeld, "Jahrbuch für sexuelle Zwischenstufe" (Anuário da Ambiguidade Sexual). Os seus biógrafos actuais retratam-no normalmente como um homossexual ou bissexual[2][3][4], mas talvez a melhor descrição da sexualidade e da espiritualidade de Andersen, seja a de Kierkegaard[5], que o apelida de andrógino, ou, nas suas próprias palavras, "como uma daquelas flores em que o masculino e o feminino coexistem no mesmo pé".

Referências

  1. Dag Heede writes that "the ‘War About Hans Christian Andersen’s Sexuality’ ... has lasted over a century and ... is far from over." Heede, Dag. Hans Christian Andersen's (Homo) Sexuality. Danish Broadcasting Corporation. Página visitada em 2006-07-19.
  2. Elias Bredsdorff , "Biografia de Hans Christian Andersen", (1974)
  3. Johan de Mylius, "H.C. Andersen. Liv og værk 1805 - 1875" (H.C. Andersen, Vida e Obra), (1993)
  4. Jackie Wullschlager , "Hans Christian Andersen: The Life of a Storyteller", (2002)
  5. Soren Kirkegaard, "Af en endnu Levendes Papirer" (1838), (edição em inglês, "Early Polemical Writings", de 1990)