Wikipédia:Wikizine/44

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Notícias técnicas[editar código-fonte]

[Portal] - O Wikibooks agora também tem um portal. Estão lá os maiores Wikilivros por quantidade de livros. O portal é estilo o da Wikipedia.

Policiamento[editar código-fonte]

[vaidade/vandalismo] - Nosso CEO postou uma forte indicação de vaidade/vandalismo sobre corporações nos artigos. Corporações criam artigos não-enciclopédicos e quando são removidos, vão ao comitê da WMF para reclamar sobre o assunto. Brad Patrick adverte que esses artigos tem que ser removidos e os usuários bloqueados.

Política[editar código-fonte]

[Logo] - o processo de seleção dos novos logotipos para os projetos Wikibooks, Wiktionary e Wikiversit está em andamento. Nenhuma nova proposta pode ser enviada mais. Vote nas propostas:

Fundação[editar código-fonte]

[Promoção] - Uma nova comissão de promoção foi criado. É uma sub-comissão da comissão de Comunicação. Todos os usuários são convidados a ajudar a trabalhar em materiais de promoção dos projetos Wikimedia. Veja o e-mail do Elian:

[RFC] - No meta há uma página onde os usuários podem escrever comentários sobre a recente eleição de Board de 2006.

[$] - Em setembro a WMF recebeu 36.311 dólares em doações no PayPal. Foi uma doação menor do que Agosto mas no geral as doações estão aumentando.

Comunidade[editar código-fonte]

[Relatório] - Esta semana foi a vez da Wikipédia em língua dinamarquesa fazer a sua contribuição para o Wikipedia Signpost

[Summary-l] - as mailing lists da WMF recebem muitas mensagens. Ler todas as mensagens é muitas vezes impossível, visto que tal demora tempo. O Usuário:Improv iniciou um serviço para providenciar um resumo dos tópicos enviados para a mailing list Foundation-l, de maneira a que qualquer pessoa possa ter uma ideia geral dos assuntos tratados. Providenciar este serviço requer muito trabalho. O Usuário:Improv procura voluntários para ajudar e para expandir o serviço a outras mailing lists.

Ver também:

[Jimbo] - a actual missão de Jimbo Wales, que consiste em se encontrar com Wikipedistas de todo o mundo, levou-o recentemente até à Índia, onde foi realizada um conferência informal.

Ver também:

Mídia[editar código-fonte]

[Copyright] - A agência francesa "Agence France-Presse" usou um texto do artigo em alemão sobre Amish no seu jornal. Por enquanto nenhum problema. O problema foi a não vinculação da origem do texto para a Wikipedia o que é mensionada na licença GFDL. Quando contactada por Mathias Schindler, a AFP confirmou que o texto era realmente da Wikipedia e no jornal da AFP estava a nota de "AFP policy". O escritório da AFP se recusou a substituir a nota de copyright para a Wikipedia. AFP em 2005 já usou notícias do Google News e lançou a notícia em seu jornal com o próprio ponto de vista.

Estatísticas[editar código-fonte]

  • [bn.wp] - A Wikipédia em língua bengali (ver) chegou a 10.000 artigos. É a 50ª língua em número de artigos, e a 2ª do sul da Ásia. [1]

Outras notícias[editar código-fonte]

[+20] - Foram criadas mais 20 novas línguas na Wikipédia. Wu (wuu:), Mazandarani (mzn:), Newar / Nepal Bhasa (new:), Lak (lbe:), Emilian-Romagnol / Sammarinese (eml:), Buryat (Russia) (bxr:), Upper Sorbian (hsb:), Novial (nov:), Pangasinan (pag:), Bavarian (bar:), Bishnupriya Manipuri (bpy:), Zazaki (diq:), Zealandic (zea:), Tarantino (roa-tara:), Zamboanga Chavacano (cbk-zam:), Classical Chinese (zh-classical:), Old Church Slavonic (cu:), Gilaki (glk:), Min Dong (cdo:)

O que é isso?[editar código-fonte]

  • POV (Point of View) ou ponto de vista: a maneira como as coisas são, de acordo com a pessoa que as escreve.
  • NPOV (Neutral point of view) ou ponto de vista neutro: Um dos princípios fundamentais dos projectos da Fundação Wikimedia

Ver:

Citação[editar código-fonte]

Tradução[editar código-fonte]


//////////////////////////////////////////
Número de inscritos: 522
Visitantes do site nesta semana: 319
Editore(s): Walter
Textos de: Mathias Schindler
E-mail: ihavenews@wikizine.org
//////////////////////////////////////////