Wikipédia:Projetos/Mulheres a vermelho/Eventos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mulheres a vermelho
Veja os eventos realizados pelas comunidades lusófonas


Sobre o primeiro evento realizado:

Oficina de edição da Wikipédia brasileira em homenagem ao Dia Internacional da Mulher[editar código-fonte]

Depois de aprender os conceitos básicos necessários para criar um artigo na Wikipédia, as participantes melhoraram os artigos existentes relacionados ao feminismo, como parte de uma comemoração do Dia Internacional da Mulher

Primeiro evento de edição entre mulheres, março de 2013

Conhecimento é poder: ninguém deve duvidar disso. Embora a possibilidade de contribuir com conhecimento para a maior enciclopédia do mundo, a Wikipédia, seja gratuita e aberta a qualquer pessoa, cerca de 91% de seus editores são homens. Qual é, então, a perspectiva para as mulheres nessa história?

Com o objetivo de engajar as mulheres no universo "wiki", voluntários dos projetos Wikimedia no Brasil, com o apoio da Wikimedia Foundation, organizaram um workshop sobre a Wikipédia e outros projetos Wikimedia e propuseram um esforço conjunto para a edição da enciclopédia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O encontro aconteceu no dia 2 de março no The Hub e reuniu homens e mulheres interessados em aprender e praticar a edição de projetos Wikimedia.

Cerca de 15 pessoas participaram do evento, onde foram discutidos os critérios para escrever e publicar um artigo na Wikipédia, as fontes que podem ser consideradas confiáveis e a dinâmica colaborativa da edição. Ao final do workshop, o grupo se dedicou a melhorar artigos relacionados à mulher e ao feminismo: "Women's Rights" e "Grace Hopper" ("Direitos da mulher" e "Grace Hopper" em português) foram dois exemplos dessas contribuições.

"Os passos para editar um artigo são simples e, pelo que observei no meetup, qualquer pessoa pode aprendê-los rapidamente", disse Fernanda Campagnucci, da Ação Educativa, que editou o artigo sobre direitos das mulheres, sua primeira contribuição para o projeto. "Mas vivemos em uma sociedade em que o compartilhamento do conhecimento é desigual e a tecnologia ainda é, muitas vezes, considerada parte do universo masculino. É essa visão que precisamos romper."

Logo do projeto Mulheres a Vermelho com o perfil da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro, Brasil

Para discutir e superar a falta de mulheres colaborando na Wikipédia, o movimento Wikimedia mantém uma página (Gender Gap) para reunir informações, referências e ideias sobre o assunto, além de promover atividades como este workshop. Com o objetivo de aumentar a participação das mulheres no projeto, novas editoras são incentivadas a participar de listas de discussão e comunidades on-line.

O movimento Wikimedia no Brasil espera que essa iniciativa em São Paulo inspire voluntários de outras regiões do país a contribuir para que o evento se torne regular todo mês de março, ampliando o debate sobre a participação das mulheres na Wikipédia e diminuindo a diferença de gênero. Você pode entrar em contato com os voluntários da Wikimedia no Brasil para obter mais informações. Todos são bem-vindos a participar e organizar os próximos eventos!

Fernanda Campagnucci (ONG Ação Educativa)

Veja a notícia original no DIFF (em inglês).