Wikipédia Discussão:Esplanada/geral/Discussão de estratégia do Movimento Wikimedia (14mar2017)/Ciclo 3

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Desafio da 1° semana: Como manter relevantes nossas comunidades e conteúdos em mundo dinâmico?[editar código-fonte]

Actualizando...-- Darwin Ahoy! 20h15min de 2 de julho de 2017 (UTC)Responder
Obrigado pela participação Darwinius. Chico Venancio (WMF) (discussão) 21h01min de 2 de julho de 2017 (UTC)Responder
Não é grande coisa, mas realmente não sei que outra coisa responder a isso. :| -- Darwin Ahoy! 21h05min de 2 de julho de 2017 (UTC)Responder
Darwinius Parte do problema pode ser com a apresentação do desafio, mas também acho que é uma questão um pouco redundante.
Colocando essa questão de outra forma, "Até onde estamos dispostos a ir, como comunidade, para atualizar os nossos processos e formatos a fim de nos adaptar as mudanças do mundo?"
Isso traz outras perguntas associadas:
Queremos a produção de conteúdos em formatos distintos do enciclopédico como prioridade para a Wikimedia?
Produzir conteúdo em diferentes níveis de proficiência com o assunto, permitindo uma "escada" mais suave para os leitores, é algo desejável?
Devemos buscar a produção de conteúdo colaborativo em vídeo? Como isso poderia funcionar?
Como tornar a Wikipédia mais relevante para o compartilhamento de conteúdo em aplicativos de mensagem (Whatsapp, Telegram, etc)? Isso é importante?
Chico Venancio (WMF) (discussão) 22h40min de 2 de julho de 2017 (UTC)Responder
Que "mudanças do mundo" seriam essas, Chico?-- Darwin Ahoy! 22h45min de 2 de julho de 2017 (UTC)Responder
Darwinius As que foram encontradas pela pesquisa de Novas Vozes (antigas Trilhas C e D). No desafio dessa semana as duas mudanças levantadas foram que o modelo enciclopédico não se ajusta às necessidades de aprendizado de todos e que o compartilhamento de conhecimento se tornou uma atividade "social", feito em aplicativos de troca de mensagens. Uma questão importante encontrada é que as gerações mais novas usam menos a Wikipédia que nós mais velhos. Outra é que o comportamento de busca na internet mudou bastante, de uma abordagem baseada em ida até sites e navegação interna até uma abordagem baseadas em tarefas específicas, buscando uma informação e não navegando internamente (creio que isso pode ser ligado à queda em visualização na Página Principal). Chico Venancio (WMF) (discussão) 23h30min de 2 de julho de 2017 (UTC)Responder

─────────────────────────

@Chicocvenancio (WMF): Eu não concordo nada que o compartilhamento de conhecimento se tenha "tornado" uma actividade social. Quando eu fiquei "online" aí por 1991, já era assim mesmo que a coisa se processava. Havia o Gopher, que não era "social", era um mero repositório, e por isso mesmo nunca ninguém usou muito, e a Usenet. E era mesmo esta última, de cariz profundamente social, que era usada para tudo, desde trocar informação entre universidades até à trollagem pura e dura (o termo, inclusive, surgiu lá). Ainda hoje você encontra um sem fim de posts da Usenet usados como fonte fiável, já do Gopher eu nunca vi nem um. E a coisa nunca mudou. O que mudou foi que vieram os Orkuts e Facebooks da vida, redes sociais fechadas onde toda a informação postada potencialmente se perde - É um desperdício de conhecimento e recursos a um nível épico. Eu sei de investigadores brasileiros que publicaram centenas de fotos históricas inéditas de cidades brasileiras no Orkut, e tudo isso se perdeu. O problema não está no "social", mas nessas redes fechadas, que dão uma falsa ilusão de ambiente colaborativo, e sugam os recursos que deviam estar sendo canalizados para projectos como os da Fundação, e depois os despejam sem glória na fossa do esquecimento.
Também não concordo nada que exista um problema com cativar as gerações mais novas, pelo contrário - basta ver a molecada que chega aqui todos os dias, alguns bem crianças ainda. O problema está no projecto não estar minimamente preparado para lidar com gerações tão jovens, que invariavelmente fazem as besteiras que toda a criança faz, e acabam bloqueadas ou banidas, várias delas se tornando inclusive LTAs.-- Darwin Ahoy! 12h06min de 6 de julho de 2017 (UTC)Responder