Wikipédia Discussão:Página principal/Proposta

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como podem ver, estou elaborando uma proposta para a página principal nos moldes da versão em língua inglesa. O objetivo é manter a página protegida ao mesmo tempo em que é possível editá-la. Não, você não leu errado, dê uma olhada no código da proposta para entender melhor a situação.

Não estou encontrando o bug que provoca a falha na tabela da direita (comunidade). Pode ser que a falha esteja no código da proposta ou aqui. Se alguém puder ajudar, obrigado.

--Patrick 23:23, 15 Mai 2004 (UTC)

OK, resolvi os problemas. Está uma proposta interessante, mas vamos ter de ter muito cuidado com as alterações feitas aos parciais porque isto, pelos vistos, é delicado e nem tudo resulta. Além disso, também não pára um vândalo determinado, mas sempre é melhor do que estava com a página desprotegida. --Jorge 00:10, 16 Mai 2004 (UTC)
Jorge, primeiramente obrigado por arrumar o código. Concordo, não há quem pare um vândalo realmente determinado. Porém, a idéia tem funcionado razoavelmente bem em outras wikipédias. Para evitar abusos, poderíamos discutir e votar regras para se colocar um artigo em destaque (antes mesmo de eventualmente adotar esse modelo novo).
Exemplo 1: haveria uma alteração por semana. Durante a semana 1, propostas são feitas. Na semana 2, há votação. Na 3, é adotada a mais votada (proibido repetí-la antes de um ano, mesmo que tenha sofrido alterações substanciais).
Exemplo 2: convocamos eleições para a escolha de um responsável por atualizar semanalmente o artigo em destaque e estabelecemos regras que terá que cumprir, sob risco de impeachment.
E por aí vai... ufa!, acho que vou desconectar um pouco, o dia hoje foi cansativo :-). --Patrick 00:30, 16 Mai 2004 (UTC)
Podemos ainda iniciar a nova sistemática sem um regramento muito rígido (ou muito simples, por exemplo, mudanças apenas a cada X (dois?) dias) e com liberdade ampla por parte dos wikipedistas. A partir do surgimento de eventuais abusos é que haveria uma maior sistematização das regras. --Patrick 17:45, 16 Mai 2004 (UTC)

Esperamos até chegar o novo software?[editar código-fonte]

Patrick, o software da wikipédia está em vias de sofrer uma actualização, que trará além de uma série de alterações na parte técnica da Wikipédia (novos namespaces, novos códigos de formatação, etc) também novos estilos, agora baseados em css.

Se calhar é melhor esperar pela mudança antes de tomar uma decisão relativa à página inicial. Convém vermos quais são as alterações, se houver alterações, que o novo software trará quer à página inicial actual, quer a esta proposta de alteração. --Jorge 16:21, 25 Mai 2004 (UTC)

Ok, vamos esperar para ver as possíveis novidades. --Patrick.

Aceito a proposta

  1. --Jorge 18:28, 31 Mai 2004 (UTC)
  2. --Manuel Anastácio 19:20, 31 Mai 2004 (UTC)
  3. --Ovídio 19:52, 31 Mai 2004 (UTC) Gosto em geral, mas mesmo assim não estou completamente satisfeito com os primeiros dois parágrafos. Alguém tem uma idéia de como formular a coisa melhor (no momento, eu não tenho)?
  4. ---Paulo Colacino, 18:31, 31 Mai 2004. Ficou muito boa!!! Mas também concordo com o Ovídio. Podiamos mudar esse parágrafo que fala "começamos do zero". Suprimir isso seria interessante.
  5. --Jurema Oliveira19:11 31 Mai 2004

Não aceito a proposta

  1. --Usuário:Hermógenes Teixeira

Comentários

Ora bem, vamos lá meter aqui uma votação, senão esta coisa nunca mais anda. Acho que quem prefere como está ou preferiria uma solução diferente e quer esperar algum tempo até que ela seja posta em prática, deve votar em não aceito. Acho também que podíamos terminar isto daqui a cerca de duas semanas... tipo... 15 de Junho? Seja como for, quer a votação quer este esboço de "regras" são apenas propostas. --Jorge 18:28, 31 Mai 2004 (UTC)
Convinha que quem não concorda com a proposta dissesse a razão... Manuel Anastácio 19:20, 31 Mai 2004 (UTC)
Concordo. Ajudaria a formar a opinião da comunidade e a melhorar a proposta, em especial se as objecções forem fortes. Mas não deve ser "obrigatório" dar razões. --Jorge 19:29, 31 Mai 2004 (UTC)
Melhorou mais ainda. Parabéns pelo trabalho. Aliás, que tal inverter a ordem dos primeiros dois parágrafos? Penso que ficaria um bocadinho mais lógico. --Ovídio 20:08, 1 Jun 2004 (UTC)

E então?...[editar código-fonte]

Vamos esperar mais para alterar a página inicial? Manuel Anastácio 02:12, 3 Jul 2004 (UTC)

Mudei. A votação terminava 15 de Junho. A página pode precisar de pequenos ajustes. Sugestões devem ser feitas na página de discssão da Página principal.
Quem desejar modificações substanciais terá que fazer uma nova proposta. JoaoMiranda 02:37, 3 Jul 2004 (UTC)

Eu acho que o link "Predefinições" deveria de alguma forma ficar mais em evidência. É um link super útil nas contribuições.