Wikipédia Discussão:Projetos/Os Santos dos Últimos Dias

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hora de começar[editar código-fonte]

Sei que temos poucos usuários dispostos contribuir. Com muito custo conseguimos um terceiro "homem", mas acho que já podemos debater algo. Concordam comigo?

Franklin Kerber (discussão) 20h45min de 18 de Julho de 2008 (UTC)

Concordo, e faço de imediato a seguinte sugestão:

No "Anexo:Lista de presidentes da Comunidade de Cristo", consta Joseph Smth Jr. como primeiro presidente de tal organização. Quanto a isso, eu questiono:

Não seria incorreto passar a informação histórica de que Joseph Smith Jr. foi o primeiro presidente da igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (atual Comunidade de Cristo), uma vez que tal denominação (embora reinvindique uma continuidade sucessória) surgiu apenas após a morte de Joseph Smith Jr., o qual, a época de sua morte, reconhecia-se como membro de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (a original)?

Portanto, sugiro que o mesmo não conste da lista "histórica" e factual de presidentes daquela organização para que não se cometa um erro histórico, mesmo que a atual igreja Comunidade de Cristo assim o considere, pois neste caso trata-se de "crença" e não de fato, portanto carente de "imparcialidade".

Leo Hadji (discussão) 16h37min de 29 de Agosto de 2008 (UTC)

Criei um convite para nosso projeto. Vejam Usuário:Franklin Kerber/Convite PR:SUD. Para convidar alguém basta adicionar o código {{SUBST:Usuário:Franklin Kerber/Convite PR:SUD}} e assinar.

Franklin Kerber (discussão) 16h33min de 22 de Julho de 2008 (UTC)

Mais trabalho[editar código-fonte]

Descobri que existe um Portal:Santos dos Últimos Dias, muito do mal acabado, por sinal. Acho que poderiamos começar a trabalhar nele.

Criei uma Predefinição:Sacerdócio SUD, na qual também comecei a trabalhar e peço o auxílio dos participantes desse projeto.

Ambos, o portal e a predefinição, foram acrescentados na página do projeto.

Franklin Kerber (discussão) 22h10min de 11 de Agosto de 2008 (UTC)

Padrão de terminologia[editar código-fonte]

Sr. Franklin, sugiro que passemos a usar como padrão a terminologia: "Mormon-SUD" para nos referirmos aos Mormons membros de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, para diferenciá-los dos demais "Mormons". Creio que assim, conseguiremos "sistematizar" ao menos no Brasil o termo, de modo a não corrermos mais o risco de termos os Mormons-SUD confundidos com outros elementos e organizações Mormons. Leo Hadji, 27/08/08 16h12min.

Concordo Leo,
Vi que você já efetuou algumas mudanças conforme sua proposta, mas creio que seja interessante nominar cada grupo, discutir com os colegas de projeto, e depois efetuar as mudanças sistematicamente.
Em inglês, os wikipedistas usam:
Além dos termos relacionados aos líderes de cada ramificação: Brighamita (os SUD, acima relacionados), Josephita (os RSUD ou CdC acima, seguidores de Joseph Smith III, o termo não é bem visto pelos SUD por aparentemente lembrar Joseph Smith Jr., fazendo com que os Brighamitas pareçam uma cisão pré-martírio e os Josephitas como os "originais"), Gibsonita, Gladdenita, etc.
Veja cada artigo relacionado nesta página de desambiguação (sim, existem todas essas igrejas derivadas dos Movimento SUD).
Leo, você é cadastrado na Wikipédia? Cadastre-se e inscreva-se como colaborador do projeto.
Franklin Kerber (discussão) 22h22min de 27 de Agosto de 2008 (UTC)


Caro Franklin, obrigado pela atenção e acolhida. Estou cadastrado na Wikipédia sob o nome "LEO HADJI" email:direitoanchieta2008@hotmail.com, mas como sou inexperiênte, ainda não entendí bem como participar como colaborador do presente projeto e/ou atuar em outras ações na Wiki. Logo, se o amigo puder me esclarecer, fico-lhe imensamente grato. Quanto ao presente projeto, sugiro o seguinte:

1)Que toda denominação e/ou grupo independente que se considere, autonomeie, ou possa vir a ser chamado pela imprensa de "Mormons", contenha o pré-nome (título) "Mormon" seguido de nome (sigla) correspondente a sua filiação. Exemplo: Mormons-SUD (ou mormons-sud) para os membros de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias e Mormons-COC (ou mormons-coc) para os membros da Comunidade de Cristo. Pois, de certa forma todos são considerados Mormons pelos leigos, assim, creio eu, torna-se mais clara a dinstição entre "esses" e "aqueles" mormons;

2)Creio que uma vez no Brasil, devemos usar uma nomenclatura (sigla) que identifique as diferentes vertentes mormons de acordo com sua denominação em português. Exceto naqueles casos onde ainda não existam representantes de determinados grupos no Brasil, aí sim podemos adotar a sigla norte americana;

3)Penso que seria ideal que membros destas outras organizações e/ou grupos "mormons" participassem deste projeto e contribuissem para a elaboração de tal sistema. Contudo, na ausência destes (ou até que algum apareça) penso ser sensato elaborarmos e divulgarmos tais critérios aqui decididos;

4)Proponho um tipo de votação (ou algo parecido) a cerca das melhores (ou mais claras) nomeações de tais denominações mormons;

5)Também sugiro que esta comissão (se é que posso chamar assim) também cuide ("vigie") para que a LEI da IMPARCIALIDADE seja respeitada independente de qualquer interesse de cunho organizacional ou pessoal dos colaboradores e/ou consulentes exporádicos das páginas da Wikipédia relacionada com temas mormons.

Assim, me coloco ao dispor dos colegas deste projeto para opiniões, sugestões, edições e no que mais puder ajudar, desde (repito) que deixemos o "proselitismo" de lado e nos atentemos aos fatos, leis (atuais e antigas) e costumes herdados e/ou adotados pelos mormons no passado e no presente (independente do ponto de vista doutrinário, oficial ou não de suas respectivas organizações). Ou seja, que lidemos com fatos e não com pontos de vistas e crenças pessoais. Ou, todo este trabalho será inútil pois não despertará a atenção de não-mormons devido sua "parcialidade e manipulação", como já dito por alguns nos espaços de discussão. lembrando sempre que esta deve ser uma eciclopédia destinada ao consulente leigo que deseja conhecer conceitos, termos e fatos históricos e não opiniões pessoais e manipulação de informação.

Atenciosamente, Leo Hadji (discussão) 17h37min de 28 de Agosto de 2008 (UTC)

Sovre a terminologia[editar código-fonte]

Depois de Lêr isso sovre a terminologia há uma coisa que não entendo alguns termos:

  1. Diz que p'ra A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, devería ser SUD más eu penso que SUD é p'ra Santos dos Últimos Días, pr'a a Igreja taría melhor IJCSUD (na Wikipédia em espanhol temos IJSUD más como em português Jesus Cristo são dúas palavras, temos de põer a C (IJCSUD).
  2. P'ra "A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tería de ser RSUD" por qué? é uma mixtura entre as sigras em inglês e em português? Taría melhor IRJCSUD más como já ta posto CdC (Comunidade de Cristo, penso que é melhor o segundo termo).
  3. P'ra A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Fundamentalista (IFJCSUD) porque FSUD é o mesmo de antes.
  4. P'ra a A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Pentecostal -> IJCSUDP
  • E assim por diante...

Más tudo isto pode ser discutido, com issa elecção o que quero fazer é não ter anglicismos na língua. --Chabi (discussão) 13h00min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)

Concordo com você Chabi. O que acontece é, pelo menos no caso de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é muito mais comum chamá-la "Igreja SUD" em português (em inglês LDS Church), mais do que Igreja JCSUD ou IJCSUD.
Quanto a RSUD, FSUD, são mesmo misturas anglicanizadas de siglas. Vale lembrar que as únicas ramificações do movimento dos Santos dos Últimos Dias com presença no Brasil (ou mesmo em qualquer país lusófono) é a IJCSUD e a CdC. As IFJCSUD, IJCSUDP, etc., não possuem representação oficial em países que falam português, então não sei como seriam os nomes dessas igrejas traduzidos oficialmente (ou seja, pelos próprios líderes dessas igrejas) para o português, ou como elas seriam registradas aqui. No caso da Fundamentalista, isso de fato nunca vai acontecer, já que é uma igreja ilegal mesmo lá nos EUA e o termo "Fundamentalista", mesmo lá, não é usado por membros desse grupo. FrK Fala◄ e ►faz 14h06min de 27 de Outubro de 2008 (UTC)

Poligamia, racismo, etc...[editar código-fonte]

Fui convidado pelo Franklin para participar desse projeto.

Gostaria de participar dando minhas opiniões, sempre baseadas em fatos reais e não especulação. Tenho em meu poder 3 volumes do sr. Joseph Fielding Smith, que foi um dos presidentes mórmons. Ele citas "sangue de Caim" e outras coisas sobre os negros. No contexto histórico, a IJCSUD aderiu ao escravismo, obedecendo as leis terrenas. Só depois da libertação dos escravos é que aderiu à libertação dos mesmo. O fato importante a mencionar é que em julho de 1978, o Sr. Kimball, o profeta naquela época, após acirradas discussões com membros dos 12 apóstolos, conseguiu finalmente voto da maioria para conceder aos negros e seus descendentes o direito ao sacerdócio mórmon. Até então os negros não possuiam direitos iguais aos brancos (acesso aos templos, selamentos, investiduras, sacerdócio, etc).

Sobre a poligamia, tenho perguntas sobre o próprio site mórmon: www.familysearch.org, o qual indica as diversas esposas de J. Smith, inclusive meninas menores de idade e mulheres já casadas. Gostaria de uma explicação do porque disso.

--Vladi.pescador (discussão) 11h36min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

Vladi. Que bom que aceitou participar do projeto. O objetivo dele (como descrito na página principal do projeto) é:

  • Criação, desenvolvimento, organização, normatização e correção de artigos e imagens ligadas ao *tema os Santos dos Últimos Dias.
  • Expansão do tema em outras wikis como a Wikisource, a Wikiquote e a Wikibooks.
  • Desenvolvimento da página do projeto.

Suas propostas me parecem no sentido de "desenvolvimento de artigos".
Creio que os assuntos abordados por você deveriam ser discutidos da seguinte forma: "como podemos inserir críticas como as apresentadas por Vladi.pescador sem que ela seja tendenciosa (ou seja, respeitando o princípio de imparcialidade e, em especial em artigos religiosos)? Note que o que argumento não é pelo "protecionismo" mas pela imparcialidade.
Isso significa que as críticas poderiam ser inseridas desde que levada em conta cuidados como referenciamento, linguagem não ofensiva, etc.
Vladi, gostaria de saber: três volumes de que publicação de Joseph Fielding Smith você possui?
Alguém pode sugerir?
FrK Fala◄ e ►faz 16h22min de 31 de Outubro de 2008 (UTC)

Tradução de artigo sobre EFY[editar código-fonte]

Saudações de Portugal,

O programa EFY da Igreja está em expansão pelo mundo e não havia qualquer artigo em Português. Assim e também como forma de aprender a editar a wiki (primeira vez) lancei-me ao trabalho e traduzi a página existente em Inglês.

Especialmente para a Juventude

Acontece que a página foi colocada para votação com a explicação que era divulgação religiosa. Sinceramente penso que o artigo está neutral, mas preciso da vossa ajuda.

Será que poderiam ver o que se passa e talvez votar para se manter? Convido-vos a ver as outras linguas (Inglês e Espanhol).

--Cordeirol (discussão) 10h35min de 3 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Unidades (Estacas) da Igreja SUD no Brasil[editar código-fonte]

Olá pessoal

Não sei como fazer essa proposta para a Wiki, nem sei se é enciclopédico, mas estive pensando em criar diversos artigos relacionando as Unidades (Estacas e Missões) da Igreja no Brasil (em Portugal também, se houverem informações). Cada artigo poderia conter dados locais, como presidência, endereço da sede, etc.

Também pensei em Alas e Ramos, mas acredito que seja utópico criar artigos para Alas e Ramos, devido a grande quantidade...

Poderiamos fazer uma votação ou algo assim? Joederli (discussão) 17h21min de 14 de setembro de 2010 (UTC)[responder]