Wikipédia Discussão:Projetos/Países/Brasil/Arquivo/Cidades

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cidades do Brasil[editar código-fonte]

Gostaria de manifestar publicamente minhas desculpas pela moção das predefs dos maiores municípios por estado. Minha intenção era padronizar o nome delas, e achei que com a sigla seria mais fácil, mas não pensei nos usuários de outros países que poderiam não saber a sigla de cada estado. Gostaria de saber como deixar o nome dessas predefs, pois temos p. ex. {{MunicípiosRR}}, q não segue padrão de nome nenhum, e os outros já criados no molde de {{Municípios catarinenses mais populosos}}. Pensando na facilidade para todos, os nomes poderiam seguir o padrão "municípios mais populosos de Santa Catarina, p. ex., já que o gentílico nem todos conhecem. E porque pensei também no estado de Roraima: roraimenses, ficaria meio esquisito, né? Gostaria de opiniões.

Vejam também a aparência da predef de Santa Catarina. Eu e o Thrasher estavamos pensando em padronizar a aparencia de todos, e colocar a cor da barra igual a da {{predefinição:DadosMunicípioBrasil}}. Com relação ao número de municípios, em relação as predefs estaduais, pensamos em colocar todos os municípios com mais de XXX habitantes (estipulamos 100 mil). No caso de estados com só uma cidade com mais de 100 mil hab, como o Acre, colocaria-se os maiores municípios até o limite de X (pensamos em 6). Gostariamos de saber o que a comunidade pensa a respeito.

Queremos criar as predefs estaduais por que seria a lista das principais cidades a serem trabalhadas (no sentido de urgência, não que outras seriam proibidas, claro). Assim, sabe-se quais as principais cidades a se redigir.

Queria também pedir a opinião quanto ao esqueleto montado por Gervásio para os artigos de municípios brasileiros, disponível em Discussão:Cidade e usado em Sapucaia do Sul. O que acham dela? Eu gostei, a gente adaptava caso a caso, mas pelo menos os artigos já ficavam bem divididos e estruturados. Penso que para um usuário inexperiente ao ver um artigo dividido corretamente fica mais fácil contribuir, já sabe onde colocar o quê.

Gostaria também de passar uma ferramenta muito legal que encontrei aqui. Trata-se do programa Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, produzido pelo PNUD. Ele possui um banco de dados com várias estatísticas relativas a IDH, demografia, população, educação e outras, para os censos de 1991 e 2000, de todos os municípios. O legal são os recursos. Dá pra se fazer gráficos de dispersão, mapas temáticos, relatórios, perfis de municípios e muito mais, só vendo pra saber. Pelo menos os dados já seriam de muita valia, mas queria saber também se poderiamos usar os mapas, por exemplo ( ele gera os dados e depois pode-se exportar, pra pdf, rtf, bmp e outros, dependendo do tipo de dado manipulado). Vejam o programa e opinem aqui.

Acho que era só isso, qualquer coisa estou às ordens. -- Mateus Hidalgo msg 03:50, 14 Fevereiro 2006 (UTC)

Também estou pedindo desculpas pelo mesmo erro citado acima, eu e o Mateus estávamos discutindo e acabamos esquecendo desse fator, mas por sorte foram bem poucas as predefinições modificadas e o erro já foi reparado. Bem, como discuti esses assuntos com ele e ajudei-o a expôr essas perguntas, posso dizer que concordo com tudo que está aí e que também peço a opinião de vocês, para que possamos iniciar o projeto... Tschulz 04:00, 14 Fevereiro 2006 (UTC)

Gente, antes de mais nada parabéns pela consultação da comunidade e pela abertura de discussões sobre o assunto antes de colocarem "a mão na massa"! Este é um fato suficientemente raro para merecer ser mencionado. Bom, agora aos fatos:

  • prefiro "municípios mais populosos de <nome do estado>"
  • não entendi qual a predef para os municípios que querem usar: a que está exemplificada em Sapucaia do Sul ou a {{DadosMunicípioBrasil}}?
  • o esqueleto de estrutura de Sapucaia do Sul parece-me completo. Se me lembrar de alguma coisa que julgar importante, aviso.
  • Sobre o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil do PNUD, leiam com atenção o item II.2 de http://www.pnud.org.br/termos. Está claro que os dados não podem ser copiados sob uma licença compatível com as aceitas pela Wikipédia.

A iniciativa é boa e ambiciosa, parabéns. Só peço que tomem cuidado com as fontes, para que o trabalho realizado não seja em vão por problemas de licença!! Bom trabalho! --Mschlindwein msg 21:14, 14 Fevereiro 2006 (UTC)


Primeiramente, o que será usado nos artigos será a {{DadosMunicípioBrasil}}. Eu citei Sapucaia do Sul com relação ao esqueleto usado nela, e não à tabela. E depois de pensar, acho que fica melhor mesmo usar o modelo "municípios mais populosos de <nome do estado>". Mas e quanto à cor, aparência e nossa metodologia para escolher os municípios, o que acham?
Quanto ao programa Marcelo, eu pediria que você o baixasse e desse uma olhada, para falar especificamente sobre ele. No termo que você citou eles não liberam para uso comercial, mas eu acho que o que é protegido é o programa, e não os dados (numéricos), pois como eles vão proteger os dados de um censo, por exemplo? Talvez não dê para os mapas serem usados, se bem que se fossem editados, acho que não teria problema, afinal, um mapa do Brasil e igual a todos os outros. Por favor, me corriga se eu estiver errado, ok? Ah, e obrigado pelos elogios, já não aguentava ver esboços de um parágrafo, quase sempre, toda vez que se apertava alt + x, hehe. Acho que posso afirmar isso pelo Thrasher e e pelo resto dos colaboradores Alegre! Mateus Hidalgo diga! 21:53, 14 Fevereiro 2006 (UTC)
O link e item que indiquei falam explicitamente de conteúdo:
2. UNDP maintains this web site (the "Site") as a courtesy to anyone who may choose to access the Site ("User"). The information presented herein is for information purposes only. UNDP grants permission to the User to visit the Site and download and copy the information, documents and materials (collectively, "Materials") from the Site for User's personal, non-commercial use, without any right to resell, redistribute, compile or create derivative works therefrom, subject to the terms and conditions outlined below, and also subject to more specific restrictions that may apply to specific materials within this Site.
Os negritos são meus. --Mschlindwein msg 22:22, 14 Fevereiro 2006 (UTC)

Minhas desculpas pelas interpretações errôneas do comentário de Mschlindwein, acho que agora entendi. :) Mateus Hidalgo diga! 22:51, 14 Fevereiro 2006 (UTC)


Com relação ao esqueleto dos artigos da cidades, eu fiz um comentário aqui. Gostaria que vocês dessem uma olhada e opinassem. Mateus Hidalgo diga! 03:16, 16 Fevereiro 2006 (UTC)
Pensando melhor, poderíamos diminuir de 6 para 5 ou 4 municípios no mínimo, nas predefs de maiores municípios estaduais. Mateus Hidalgo diga! 10:11, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Municípios do Brasil[editar código-fonte]

Quero propor a padronização das dos artigos sobre os municípios brasileiros, a exemplo das freguesias portuguesas, com tabelas, bandeiras e brasão, pois atualmente a maioria dos referidos artigos está muito pobre... A dificuldade é que bandeiras e brasões são imagens meio difícies de conseguir, pelo menos na maioria das cidades :(. Já procurei na Fundação SEADE, orgão do estado de São Paulo responsavel pelos dados geo-econômicos e demograficos ne eles não possuem esses dados para as cidades paulistas. Lá também me disseram que o IBGE não possúi esses dados, mas não deram certeza nessa informação. O que acham? -- Oraculo 17:46, 31 Agosto 2005 (UTC)(esqueci de assinar....)

Outro coisa interesante é que muitos artigos estão sem a pré-definição esboço-municípiobr --Oraculo 18:01, 31 Agosto 2005 (UTC)
Nada impede que comecemos a trabalhar nesse sentido, Oraculo. Mas o Brasil possui mais de 5 mil municípios, o que tornaria o trabalho quase impossível, se não houver a colaboração de muitos editores ou alguém que tenha conhecimentos de bot. Vou levar a sua sugestão à comunidade e quem sabe consigamos alguma coisa, ok? Indech::alô? 18:39, 31 Agosto 2005 (UTC)
Tudo bem! ----{esqueci de logar} Oraculo 16:43, 8 Setembro 2005 (UTC)

Muito do trabalho pode ser feito com um bot - as freguesias portuguesas são 4000 e tal, penso eu, e foram (quase) todas processadas pelo bot, no que toca à predefinição. O mesmo pode ser feito para os municípios brasileiros. Façam a predefinição para eu saber que dados posso retirar dos artigos (recomendo olhar para um artigo com poucas revisões) e, a levar isto para a frente, não esperem ver a predefinição nos artigos mais editados (o que não representa problema pois se são os mais editados depressa se coloca a predefinição). Listas de coordenadas seria óptimo, também. -- Nuno Tavares 07:14, 11 Outubro 2005 (UTC)

A questão é que muitos dados que são interresantes não estão incluidos nos artigos. Penso que seriam interressantes:
  1. Municípios vizinho
  2. Mesoregião(e subdivisões estafuais quaisquer)
  3. Bandeira, Brasão e Hino (Minha maior dificuldade, pois esses dados NÃo ESTÃO CENTRALIZADOS)
  4. Distritos
  5. Histórico demografico (e também de outros tipos de dados como frota viária, aroportos, estadios, patrimonios públicos e históricos, postos de saude, delegacias....)
  6. Prefeito e vice-prefeito (se possivel presidente da câmera de vereadores)
  7. histórico eleitoral dois cargos citados.

Todos esses dados excetos 2, 6 e 7 conseguimos no IBGE. Os itens 6 e 7 estão no TSE que disponibiliza na internet. --Oraculo 18:55:47, 2005-10-13 (UTC)

À data da minha assinatura, percorri os Municípios de Santa Catarina para adicionar (com o bot) a {{DadosMunicípioBrasil}} e respectivos dados (tanto quanto possível). Façam-se saber na minha página se posso avançar para outros estados. -- Nuno Tavares 14:48, 27 Dezembro 2005 (UTC)

Bem, eu quero avisar que, entretanto, os municípios de Santa Carina ficaram quebrados com as alterações da nova predefinição, pelo que será necessário voltar a correr o bot. Eu pedi (muito) para que chegassem a um consenso sobre a predefinição.. -- Nuno Tavares 01:12, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Eu sei Nuno, isso foi um problema. Quando te pedir para parar de usar a predefinição para q fosse discutida, ela já tinha sido usada. Por isso não vamos começar nada enquanto não decidirmos tudo. Teria como colocar os códigos dos bots na predef para q fosse feita a atualização dos artigos automaticamente? Mateus Hidalgo diga! 01:38, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Ola pessoal! Sendo novo na wikipédia e me mobilizando para melhorar, junto com vocês, os artigos das cidades do Brasil e do Mundo, é que eu aponto algumas alternativas, meio limitadas, mas com alguma capacidade de contribuição, para as informações sobre as cidades concerentes aos símbolos oficiais. A maioria das grandes cidades tem site e quase todos eles disponibilizam estas informações, ao mesmo tempo que isto se torna uma forma de conhecermos as ligações externas dos artigos. As cidades que tem site, mas não colocam suas bandeiras e brasões no ar, através do site seria possivel solicitar-mos os devidos símbolos. Que acham? Davidandrade msg 02:45, 29 de março de 2006 (UTC-3)

Obs.: Acho melhor retirar a relação oculta de municípios acima, ela esta sobrecarregando literalmente a página. ver Wikipedia Discussão:Portal do Brasil --Oraculo 16:52, 16 Setembro 2005 (UTC)

Desimpedi a relação oculta para os artigos respectivos. Carecem de edição, porém, que será automatizada, por isso não convém mexer, para já. Em relação ao ponto 6, penso que será perigoso, já que esses dados tendem a desactualizar a curto-prazo (e actualizar 5500 artigos não é fácil). -- Nuno Tavares 07:21, 11 Outubro 2005 (UTC)

Realmente você está correto, não é tão necessario pois se a página tiver o link para o site do município, lá estará o prefeito e o vice. Agora um histórico eleitoral, se acharmos a base de dados, seria interresante pois não careceria de constante atualização.--Oraculo 19:24:29, 2005-10-13 (UTC)

À data da minha assinatura, percorri os Municípios de Santa Catarina para adicionar (com o bot) a {{DadosMunicípioBrasil}} e respectivos dados (tanto quanto possível). Façam-se saber na minha página se posso avançar para outros estados. -- Nuno Tavares 14:48, 27 Dezembro 2005 (UTC)

Sobre a dificuldade de encontrar brasões e bandeiras das cidades, aqui na minha cidade (Francisco Beltrão), eu fui lá na prefeitura e falei com o dpto de imprensa. Embora não tenham me mandado a bandeira oficial, mandaram logomarca, e brasões mto grandes, como pode ser observado na página. Creio que um email pra cada prefeitura explicando o porque da necessidade vai ajudar mto nesse quesito. Podiamos se dividir em regiões nesse caso. --Squibb msg 01:25, 18 Fevereiro 2006 (UTC)

Acabo de criar esse projeto, que ajuda na orientação sobre o desenvolvimento dos artigos das cidades mais importantes do país. Carece dizer que logo de cara me deparei com um artigo muito tristemente subdesenvolvido da cidade do Rio e o artigo de Salvador não tem sequer uma infobox... Indech::alô? 05:15, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Mudei as cores da {{Capitais do Brasil}}, {{DadosEstadosBrasil}}, {{DadosMunicípioBrasil}}, {{Estados do Brasil}} para padronizar. O próximo passo é mudar as predefs de maiores municípios dos estados. Elas seguirão o novo modelo, e as cores serão baseadas na bandeira do respectivo estado. Veja como exemplo o artigo São Paulo. Mateus Hidalgo diga! 15:06, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

É, estou vendo que a mudança proposta pelo Indech realmente se adequou bem (ao contrário do que imaginei no princípio...), as predefinições das cidades terão que ser mudadas manualmente? Tschulz 15:32, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Creio que sim. Mas acho que nem vai ser muito trabalho, pois são poucas as predefs estaduais prontas. Mateus Hidalgo diga! 15:41, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Bem, eu prefiria as templates de cidades mais populosas do jeito antigo, que demonstrava uma sequência ordenada pela população. Mas já que isto está a meio caminho, que se adpate com as cores das bandeiras. Também acho que as relativas ao Brasil deveriam ser verdes e amarelas. -- Slade T 17:18, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Slade, primeiro: os municípios serão ordenados pela população nas templates de maiores municípios, você não leu as discussões e não viu as templates? Segundo: pensamos sim nas templates em verde e amarelo, mas todas ficavam legais menos a {{DadosMunicípioBrasil}}, e acabaria destoando de todas as outras, daí resolvemos pegar outra cor para usar, fazendo um degradê. A cor amarela também não foi usada por não permitir um degradê legal, que era a nossa intenção. Para dúvidas, olhe o histórico dos testes. Mateus Hidalgo diga! 17:38, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Sobre a {{municípios mais populosos de Santa Catarina}}, acabei levando para o lado pessoal, mas eu gostei do método "antigo" pelo cabeçalho, mas se olharmos pelo aspecto técnico, listas grandes como a de São Paulo abarrotariam a template, situação que o novo layout resolve. Já tive minhas dúvidas respondidas. Obrigado. -- Slade T 17:45, 19 Fevereiro 2006 (UTC)
E além destas vantagens tem outra muito boa também, que este novo modelo foi criado por um usuário daqui (como o Indech disse), ou seja, não foi plágio de outras wikis, devemos nos orgulhar disso e por estas duas vantagens não resta dúvida... (No princípio também levei um pouco para o lado pessoal :P, mas que bom que somos lúcidos o suficiente para revermos nossas opiniões e não deixarmos o lado pessoal dominar nossas ações) Tschulz 18:04, 19 Fevereiro 2006 (UTC)

Como não estou com votade de ler toda a documentação (deveria me envergonhar), mas já sei os principais tópicos, posso começar a arrumar os municípios acreanos? -- Slade T 19:37, 21 Fevereiro 2006 (UTC)

Depende de o que você diz por arrumar os municípios acreanos. Se for redigir o artigo, ainda temos coisa a discutir. Se for a predefinição de maiores municípios, lembre-se que você terá que mover a {{Municípios acreanos mais populosos}} para "Municípios mais populosos do Acre", como já foi discutido, e limitar a 6 cidades na predef, no caso do AC, especificamente. E ainda, se você se refere a pôr a {{DadosMunicípioBrasil}}, poderiamos esperar, pois isso pode ser feito com bot. Eu estou montando planilhas com os dados dos municípios para que o Nuno faça isso pra gente. Daí só teremos que redigir o texto dos artigos. Mateus Hidalgo diga! 21:37, 21 Fevereiro 2006 (UTC)
Eu me referia aos artigos mesmo. Quando você acha que a proposta do texto fica pronta? Eu tinha em mente começar este final de semana, seguindo o padrão feitos pelos bots. -- Slade T 15:08, 23 Fevereiro 2006 (UTC)

O esqueleto que serviria de guia para a redação do texto pode ficar pronto logo, eu só queria que hovesse um pouco de discussão sobre ele antes de usarmos. Veja-o e opine. Mateus Hidalgo diga! 16:55, 23 Fevereiro 2006 (UTC)

Apelo (integral)[editar código-fonte]

Hoje não existe concenso sobre artigos relacionados as subdivisões brasileiras. É muito importante que o projeto Cidades do Mundo, Brasil e o Subdivisões do Brasil realmente comecem a sair do papel. Não quero que os membros de tais projetos interpretem isso como uma crítica destrutiva mas sim construtiva. É necessário que exista mais organização e seriedade para que não se saia do objetivo e é com esse pedido que venho aqui hoje. Eu não posso aceitar que nossa geografia não seja levada a sério na Wikípédia. Se um estudante viesse aqui pesquisar sobre determinada mesorregião ele teria grandes dificuldades, si é que viria a encontrar algo que lhe fosse útil.

Eu sou novo como contribuidor mas realmente quero ajudar a tornar a Wikipédia lusófona um ponto de referência quanto as nossas subdivisões. Hoje eu posso contribuir, nesse mês, com certeza, mas ano que vem talvez não. O que eu quero dizer é que se ficarmos seis meses sem discutir, decidir e oficializar as politicas (ou recomendações) relacionadas a esses artigos muitas pessoas que poderiam ajudar não o farão devido a falta de concenso/participação dos membros do projeto.

Não estou dizendo que não existem contribuidores escrevendo artigos muito bons sobre nossas cidades. Estou dizendo que esses artigos só poderiam ser considerados finalizados (na minha humilde opinião) quando estiverem dentro de um padrão definido e com um alto nível de qualidade. Nós devemos arregaçar as mangas e começar a agir tendo como objetivo principal preencher a Wikipédia com informações ricas sobre todos os nossos municípios, microrregiões, mesorregiões, estados e regiões.

Talvez seja interessante fundir os dois projetos em um só. Isso é, um projeto cujo objetivo fosse produzir artigos sobre todas as nossas subdivisões, mapas (do tipo com a subdivisão em questão destacada), predefiniões e esboços para uma maior padronização dos artigos e categorias para organizar todo o trabalho.


São pontos que eu considero de fundamental importância:

  1. Limpeza e organização das páginas do projeto: Me desculpem novamente, mas as páginas de ambos projetos estão muito desorganizadas. Eu sou da opinião que a organização e clareza devem vir em primeiro lugar. Se a página principal de um projeto tão grandioso quanto esse estiver da forma que está, imaginem que artigos sairam dele;
  2. Atualização dos cronogramas: Os cronogramas devem ser revistos para considerar todos os pontos que faltam ser definidos, discutidos, votados e oficializados, assim como sub-listas de artigos com revisão pendente ou que necessitam ser criados;
  3. Estabelecimento, padronização e/ou adaptação de predefinições: Predefinições são necessárias. Existem inúmeras prefeninições relacionadas a dados sobre nossas subdivisões. É muito importante que tais predefinições sejam finalizadas. Digo, sejam adaptadas, padronizadas, testadas, discutidas, votadas e oficializadas. Sem isso, não adianta rever um artigo hoje pois ele terá que ser revisto novamente quando a predefinição estiver concluída;
  4. Montagem de esqueletos-padrão: Isso é necessário para todos os tipos de artigo que este projeto venha a produzir. Seja sobre regiões, mesorregiões, microrregiões, municípios ou capitais. Vale o mesmo argumento do item anterior: tais esboços precisam ser definidos, testados, discutidos votados e oficializados para que possam ser usados como corpo-guia durante a criação/revisão de um artigo;
  5. Páginas de ajuda/recomendações: Considero extremamente necessárias para novos contribuidores. Sugiro que as predefinições de esboço para os artigos relacionados ao projeto incluam links (em destaque talvez) para tais páginas-guia, de forma que um novo contribuidor tenha a chance de ler algumas dicas sobre como escrever um bom artigo. Da mesma forma que a página de edição contém um link para "Ajuda de edição". Tais páginas devem falar sobre as predefinições a serem usadas e esboços a serem seguidos citando exemplos de artigos bem escritos se possível;
  6. Padronização dos nomes dos artigos e categorias: É inadimissível que artigos do mesmo tipo continuem tendo padrões de nome diferentes. Seja variações envolvendo gentílicos ou plurais. Isso tem que ser definido, discutido, votado e oficializado para que todos possam seguir as mesmas regras;
  7. Junção de tabelas de dados: É necessário juntar tabelas de dados com informações estatísticas atuais sobre todos os municípios para que os bots consigam realizar a parte pesada/chata do trabalho para nós. Não preciso mencionar que tais tabelas devem estar sob licenças livres;
  8. Utilização de bots para realizar o trabalho pesado: Com as categorias, predefinições, esboços e nomes definidos, discutidos, votados e oficializados chega a hora de começar a colocar a mão na massa. Bots deveriam ser utilizados para criar os artigos e categorias que faltam ou aplicar alguma marcação do tipo "Precisa ser revisto" nos que já existem. Sou da opinião de que todo e qualquer artigo no âmbito deste projeto deve ser marcado como esboço até que um editor, participante do projeto, o avalie quanto a regras e padrões pré-definidos e a níveis de qualidade mínimos;
  9. Padronização dos mapas de destaque: Os mapas devem ser muito bem padronizados. Tais mapas são usados para mostrar em que lugar do estado determinado município se encontra e qual é o seu formato. Seria muito bom se pudéssemos utilizar um único padrão. Tais mapas poderiam até serem enviados ao Commons para que fossem aproveitados por outras Wikipédias.
  10. Edição em níveis: Fases devem ser utilizadas na divisão do cronograma. Veja minha sugestão abaixo:
  • 1ª fase: Verificação de todos os artigos relacionados as regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul);
  • 2ª fase: Criação ou edição dos artigos das capitais para que estejam de acordo com o padrão oficial e atinjam os níveis de qualidade mínimos;
  • 3ª fase: Criação ou edição dos artigos das mesorregiões e dos municípios principais segindo os padrões e níveis de qualidade decididos;
  • 4ª fase: Criação ou edição dos artigos das microrregiões e dos municípios de nível secundário, digo, municípios com uma população não tão grande mas nem tão pequena;
  • 5ª fase: Criação ou edição dos artigos dos municípios menos importantes ou com população muito pequena;
  • 6ª fase: Revisões finais. Artigos poderiam ser escolhidos aleatoriamente com o objetivo de verificar se os padrões de qualidade assumidos foram empregados corretamente.
Dessa forma conseguimos ter bons ou ótimos artigos sobre a grande maioria de nossas subdivisões uma vez que as revisões seguem uma sequência baseada em priorizações. Quanto mais a subdivisão for importante, mais rápido ela será revista.
Nota1: Seria altamente recomendável que tais edições fossem feitas por contribuidores que residem ou conhecem os locais sobre os quais estão editando.
Nota2: A obtenção dos brasões, bandeiras e hinos (quando disponíves sob licensa livre) deverá ser feita durante a edição dos artigos onde são necessários.


Sei que é um caminho longo e tortuoso. É um trabalho que vai levar muito mais que um mês ou dois para ser concluído. Pode ser que não estejamos aqui quanto ele estiver terminado, mas se não colocarmos a pedra fundamental agora, quando e quem colocará?

Eu quero muito ajudar a Wikipédia a disponibilizar todo o conhecimento possível sobre nossas subdivisões mas eu não posso fazer isso sozinho. Não por ter medo de trabalho, o que (modéstia parte) não tenho, mas por não poder decidir e oficializar padrões sem o concentimento e aprovação dos outros membros destes projetos. Se tais padrões estivessem devidamente definidos (quaisquer que fossem as definições) eu os acataria e trabalharia para enriquecer artigos principalmente do Médio Paraíba, mesorregião onde resido.

Se as decisões relacionadas ao projeto não forem significantes o suficiente para serem colocadas para a votação de todos, que realizemos mini-votações, mas as coisas precisam começar a serem solidificadas.

Vamos ter mais ação, mais participação, mais discussão. Vai ser com imenso prazer que receberei a notícia de que o conteúdo das páginas de dicussão do projeto tiveram que ser movidos para arquivos devido ao grande volume. Todos os participantes destes projetos são voluntários e eu não quero e não posso impor nada e por isso venho aqui pedir que vocês se manifestem. Seja para ser a favor, seja para ser contra ou seja para me pedir pra ficar quieto.

Nota: Não gostaria que vocês interpretassem mal minha utilização do termo "oficializar", quero dizer que algo foi discutido, avaliado e votado e chegamos a algo que é imensuravelmente recomendável que se siga, mas como todos sabemos nem sempre isso é possível.

Certo de sua compreensão,

Raphael Lorenzetomsg 09:05, 14 Março 2006 (UTC)

Presidentes do Brasil[editar código-fonte]

Olá, não sei se é enquandrado nesta discussão, mas gostaria de contribuir com uma sub-categoria para o Portal Brasil: Presidentes do Brasil. Eu estou disposto a desenvolvê-la se for aceita. Este tambem é meu primeiro comentário na comunidade, espero estar seguindo os passos corretamente. Boa tarde. Tristan 21:06, 13 Julho 2006 (UTC)

agora que eu vi..

Tristan 06:17, 14 Julho 2006 (UTC)




Aproveitando o início em janeiro de uma nova legislatura e mudanças no executivo, não seria este o momento de criar uma subcategoria capaz de identificar TODOS os representantes políticos do Brasil, e ficar na incumbência de alguns as responsabilidades acerca de suas atuações, seja em assembléias legislativas, seja no governo? Com uma atualização recorrente e sistemática creio que a Wikipédia em Português será capaz de dar exemplo de maturidade, sempre tratando do assunto com o máximo da neutralidade e de modo imparcial. --metaforico 18:45, 1 Outubro 2006 (UTC)


Somando-se a isso, poderíamos organizar também a estrutura burocrática do governo federal: agências, ministérios e institutos. --metaforico 17:13, 3 Outubro 2006 (UTC)

Edição do layout do Portal[editar código-fonte]

Esta mensagem esta postada no Portal Brasil, na página de discursão

O Portal do Brasil é bem antigo, porém, eu acho um pouco "largado", deixado de lado. então mudei o visual dele, sem alterar seu conteúdo atual, e adicionei mais um tópico, um sobre imagens.

Eu penso em trabalha neste Portal assim como eu faço nos que eu criei ou apenas edito.

Até a próxima edição. --Rodrigo Ventura (discussão) 06h46min de 26 de Julho de 2008 (UTC)