Wikipédia Discussão:Projetos/Países/Cidades

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atribuo o Prémio Pelicano a todos os membros deste projecto pelos bons esboços criados sobre cidades, vilas, comunas e etc. Parabéns! Muriel 12:11, 25 Dezembro 2005 (UTC)

Alguns colegas já estão a par do funcionamento, mas outros não, por isso aqui fica o modus operandi. Vou usar o mesmo processo que nas comunas italianas, dado que resultou perfeito.

  • Como vai funcionar o esquema das comunas da França?
Ora bem, vai ser criado um script web que dará todo o conteúdo que deverá ser "copiado e colado" nos artigos respectivos - isto vai ser mais fácil que o que parece. Nesse conteúdo vão algumas componentes:
  1. {{Info/Comuna da França/temp}}
  2. As categorias
  3. O interwiki de onde se extraiu a informação
A predefinição ".../temp" será provisória, e estará encarregada de gerar o texto de apresentação e incluirá outra predefinição ({{Info/Comuna da França}}), que no final será substituída pelas caixas típicas. Para já contém apenas um aviso para não editarem os artigos.
Recomendo a quem fizer o copy&paste que active os artigos para os vigiados, para facilitar a monitorização de eventuais edições malignas. Não aconteceu no caso das italianas, mas pode acontecer...
No final, a predefinição /temp será efectivada (subst:) pelo bot, que será também responsável por gerar a lista de interwikis que será entregue a(s) outra(s) wikipédia(s).
  • Se um dado artigo já existir será modificado ou não?
Se o artigo já existir, ficará provisoriamente feio, ie, irá conter, logo no início, o texto gerado pelo script imediatamente seguido do conteúdo original. A fusão será feita no final, uma vez que sabemos quais foram as colisões (Categoria:Cidades da França terá as colisões, que estarão já categorizadas também para Categoria:Comunas da França e afins). Esta fusão é feita depois da efectivação da /temp (para que possamos moldar o texto gerado).
  • Vale a pena eu escrever sobre alguma comuna hoje ou não?
Sobre a comuna não. Sobre a Cidade sim, pela razão explicada acima. Considerem que toda a sub-árvore da Categoria:Comunas da França se encontra reservada apenas para as páginas deste projecto - senão vai dar barraca. Se categorizares os artigos para Categoria:Cidades da França não haverá problemas, como já expliquei na resposta anterior.
  • Quantos artigos vão ser criados?
Não posso precisar uma quantidade. As comunas francesas parecem ser, no total, 30 000. Mas não vamos fazer essas 30 000 por duas razões:
  • Está difícil encontrar informação padronizada sobre todas elas
  • 50K + 30K = 80K, começa a ser uma responsabilidade para esta wikipédia este número de artigos, não sei se teremos qualidade para o destaque que isso nos vai trazer (mas este é apenas um ponto de vista, não um bloqueador)
  • Manterás o nome original em francês?
Nome original SEMPRE, no mínimo como redirect. Aliás, em princípio, todos os artigos vão ser criados com o nome original. Cabe ao editor (copy&paste) mover o artigo gerado para o nome aportuguesado (ou não).
  • Quando escreveres que a comuna tal está localizado no departamento tal, levarás em conta os nomes definidos em Departamentos franceses (alguns aportuguesados) ou não?
Certamente. Já expliquei acima, que todo este processo deve estar em concordância com as duas listas disponíveis: Departamentos franceses e Categoria:Comunas da França - para começar verifique-se a concordância destas duas. Tal como já sugeriram, deve-se acertar esta questão antes de iniciar o bombardeamento. Podemos usar Discussão:Departamentos franceses ou Categoria Discussão:Comunas da França

Esboço para artigo de cidades[editar código-fonte]

Peço aos amigos do projeto Cidades do mundo que dêem uma analisada e vejam se isto se aplica: Discussão:Cidade. Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 19:40, 14 Outubro 2005 (UTC)

Ok, parece-me uma boa ideia. Mas não vou criar tantas secções sem conteúdo. Talvez apenas as de topo. -- Nuno Tavares 07:56, 15 Outubro 2005 (UTC)

Eu dei uma modificada a algum tempo na predefinição:DadosMunicípioBrasil e gostaria de sugestões para melhorá-la. Talvez aja informações demais, que poderiam ser retiradas. O que eu queria saber era que informações são imprescindíveis na predefinição de forma a não sobrecarregá-la e quando ela deveria ser usada (se para todos os municípios ou ou somente para os principais). Também vi a proposta do Gervásio e achei boa, acho que devemos discutir e padronizar logo os artigos de municípios para que se dê prosseguimento ao trabalho. Eu não tenho muita experiência por aqui, e gostaria de contribuir mais para os artigos de municípios brasileiros mas não sei que informações devo colocar, e acho que isso também acontece com outros usuários.-- Mateus Hidalgo msg 16:39, 18 Dezembro 2005 (UTC)

Aos participantes do projeto: muitos destes ítens são por "culpa" de vocês Alegre. Existe algum planejamento neste projeto de criá-los ou qualquer um que os criaria, como em outros casos?--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal vulgo Lugusto 21:29, 29 Outubro 2005 (UTC)

Artigos onde eu esteja envolvido, sim, faço intenção de fechá-los (i.e., não deixarem wantedpages). Mas a menos que me paguem, terá que ser ao meu ritmo. -- Nuno Tavares 22:22, 29 Outubro 2005 (UTC)
Claro, cada um contribui de acordo com a sua disponibilidade. Verei se não faço algo nesse sentido também.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal vulgo Lugusto 23:42, 29 Outubro 2005 (UTC)


Gostaria de pedir, que se alguem puder, desenvolvesse o conteudo da Página Winnipeg, cidade do Canadá. Obrigado --Gabrielt4e 18:23, 1 Dezembro 2005 (UTC)

Municípios do Brasil[editar código-fonte]

À data da minha assinatura, percorri os Municípios de Santa Catarina para adicionar (com o bot) a {{DadosMunicípioBrasil}} e respectivos dados (tanto quanto possível). Façam-se saber na minha página se posso avançar para outros estados. -- Nuno Tavares 14:48, 27 Dezembro 2005 (UTC)

Queria só assinalar que, com a utilização de um bot para criar os artigos, o modus operandi mudou drasticamente. Mais informações no primeiro link. -- Nuno Tavares 05:56, 27 Janeiro 2006 (UTC)

Portal:Europa[editar código-fonte]

Bom. Queria avisar que criei o Portal:Europa, e creio que ele pode ser util para ajudar em projetos como esse, é uma maneira de divulgar o que melhorar na seção colaborar..etc.. também vou colocar nos outros projetos de capitais e países. Se puderem dar sugestões seria legal. Abraços .. Gabriel:ahn? 17:35, 20 Fevereiro 2006 (UTC)

Cidades e vilas da Índia[editar código-fonte]

Pessoal, foi recém criada Categoria:Cidades por país, desafogando um pouco Categoria:Cidades. Notei que havia duas categorias parecidas: Categoria:Cidades e vilas da Índia e Categoria:Cidades da Índia. Creio que é necessário algum tipo de fusão entre as duas categorias para que vire somente uma, mas não consigo imaginar como. Enquanto não há solução, mantive em categoria Cidades, em espera. Grato, Leonardo Stabile msg 21:26, 28 Abril 2007 (UTC)

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h25min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Ver Predefinição Discussão:Info/Bairro --Stegop (discussão) 16h54min de 28 de maio de 2011 (UTC)[responder]

Como entrar no projeto? Luisa.Fridman32 (discussão) 23h12min de 18 de agosto de 2020 (UTC)[responder]