Wikipédia Discussão:Votações/Critérios de relevância

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fundamentação da proposta[editar código-fonte]

A presente proposta é uma versão traduzida da política de relevância da wikipédia anglófona. A sua lógica tem origem na própria política de verificabilidade. Da mesma forma que a wikipédia não tem capacidade para decidir se algo é verdade ou não, recorrendo, por isso, a fontes, também não tem capacidade para decidir se algo é relevante ou não. Assim, em geral, consideram-se relevantes os assuntos sobre os quais existam fontes fiáveis e independentes, isto é, assuntos que já foram considerados relevantes por outras fontes.

Numa altura em que já estão a ser discutidos critérios para assuntos específicos, não podemos continuar a adiar a adopção das melhores práticas das outras wikipédias. É a partir deste critério geral que devemos construir os critérios específicos para cada assunto. Abraços, Ozalid (discussão) 23h25min de 23 de Junho de 2008 (UTC)

Acho muito interessante a sua proposta e Concordo com ela. O critério da verificabilidade é sem dúvida o mais importante neste contexto. GoEThe (discussão) 14h23min de 24 de Junho de 2008 (UTC)
Vejam também o que está escrito no Wikipedia:Guia de edição para anónimos, e páginas relevantes dentro dele, que será posto em prática brevemente. GoEThe (discussão) 14h26min de 24 de Junho de 2008 (UTC)

Tem uma outra proposta parecida com essa aqui Wikipedia:Notoriedade/proposta. --Jack Bauer00 msg 15h09min de 24 de Junho de 2008 (UTC)


Eu ia mesmo perguntar sobre a notoriedade. Seria a relevância um critério a mais, ou isso substituiria a questão da notoriedade? Aquela discussão foi abandonada e não sei se o proponente pretende substituí-la ou se uma coisa não tem nada a ver com a outra, ou se as duas devem ser fundidas numa só. Martiniano Hilário (discussão) 22h46min de 26 de Junho de 2008 (UTC)
Esqueci-me de dizer aqui que haverá uma fusão desta proposta e de Wikipedia:Notoriedade/proposta. Abraços, Ozalid (discussão) 23h13min de 26 de Junho de 2008 (UTC)
  • Fontes fiáveis e independentes esse é o ponto chave, penso que o texto deve deixar bem claro que isso é inegociável. No resto ainda quero pensar mais um pouco. GRS73 msg 05h06min de 28 de Junho de 2008 (UTC)