Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Hóquei no gelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma partida de hóquei no gelo.

O hóquei no gelo, ou hóquei sobre o gelo, é um esporte jogado entre dois times - onde todos os jogadores e juízes calçam patins - sobre o gelo. Os jogadores patinam no gelo e usam tacos (sticks) para movimentar um disco. O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado no gol do oponente, quando acontece um gol. Um gol equivale a um ponto. O time com o maior número de pontos no final vence a partida. O hóquei no gelo é um dos esportes mais rápidos do mundo - tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas desferidas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade de até 160 quilômetros por hora.

O hóquei no gelo é um dos poucos esportes que permitem a troca de jogadores enquanto o jogo ainda está em progresso. É também um esporte muito violento e agressivo, e brigas - embora contra as regras - são muito comuns em partidas.

O hóquei no gelo surgiu no Canadá, onde atualmente é o esporte nacional. O Canadá é o maior vencedor de competições internacionais de hóquei no gelo do mundo - como a Copa Internacional e nos Jogos Olímpicos. O esporte também é muito popular nos Estados Unidos, Suécia, Rússia, República Checa, Finlândia, Eslováquia e Eslovênia, e em menor escala, em outros países de clima temperado.