Wikipédia:Projetos/Música/Rock/Metal/Tarefas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-Vindo ao Projeto Metal!

Aqui estão relacionadas as tarefas do Projeto.

Arquivo - Metas alcançadas

Tarefas a se fazer[editar código-fonte]

  • Melhorar a página de apresentação do projeto.
  • Melhorar as páginas do menu do projeto.
  • Conquistar novos interessados no projeto.

Artigos

Festivais de heavy metal[editar código-fonte]

Criar artigos para os principais festivais dedicados ao heavy metal no mundo ainda inexistentes na wikipédia lusófona:

Referenciar[editar código-fonte]

Na Wikipédia há milhares de artigos sem referências, e no heavy metal não é diferente. Numa pesquisa foram localizados dezenas de artigos de bandas que não possuem sequer uma referência. Mesmo bandas de grande notoriedade, as vezes pecam por não possuir conteúdo verificável. Todos estes artigos estão sujeitos a serem eliminados. Alguns artigos possuem referências que estão em desacordo com as políticas da Wikipédia, tais como Whiplash.net, Metal-Archives, entre outros sites "colaborativos". Estas referências não são mais aceitas e estão sendo removidas. Em contrapartida, alguns portais de música são bem vistos, como All Music e Blabbermouth.

A rigidez na verificação desses artigos se dá pelo fato de muitos usuários utilizarem a ferramenta para promover bandas de garagem, onde tal situação é explicada aqui. Toda banda deve atender aos critérios de notoriedade, de modo que bandas que ainda não possuem o devido "reconhecimento" devem ser encaminhadas para eliminação semi-rápida. Uma das formas de identificar uma banda notória é consultando a quantidade de seguidores que a mesma possui em portais dedicados ao heavy metal, como Metal Storm ou Spirit of Metal, sendo que qualquer número acima de 100 fãs pode ser considerado como uma banda relevante. Procurar referências em portais não especializados (G1, Terra), ou jornais de grande circulação (Folha, Estadão) também é uma forma de testar a notoriedade de um grupo.

Tendo isto em mente, há de se fazer uma criteriosa revisão em artigos relacionados ao heavy metal, tais como bandas, músicos, álbuns, singles, etc. O Projeto Metal tem buscado trabalhar nesses artigos ao mesmo tempo em que busca colaboradores para expandir esta nobre missão. Em 2019 foi realizada revisão nas bandas de metal progressivo e death metal.

Para 2020 segue em curso revisões de bandas das categorias glam metal, metal gótico, groove metal e metal alternativo.