Wikipédia:Edit-a-thon/Atividades em português/ArtesEFeminismos - MIMA BNP 2018

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Sobre Ajuda Tarefas 
Ficheiro:Artes+Feminismos na Lusofonia 2018.jpg

Maratona Artes+Feminismos na Lusofonia 2018 - MIMA MCCLA BNP 2018

Sobre o evento[editar código-fonte]

Artes+Feminismos na Lusofonia 2018 é uma campanha para melhorar o conteúdo sobre mulheres e feminismo na Wikipédia em português. A campanha faz parte de uma iniciativa global, a Art+Feminism, que ocorre no mesmo período, de cafés e associações locais aos maiores museus e universidades do mundo.

Por que focar especificamente em mulheres? Porque as mulheres representam menos de 10% dos editores na Wikipédia! Por esse motivo há uma tendência reconhecida a conteúdos sobre mulheres não receberem o devido destaque nesta que é uma das principais referências no mundo. O déficit de conteúdo sobre mulheres na Wikipédia é um grave problema e a campanha Artes+Feminismos na Lusofonia 2018 espera, com a sua ajuda, contribuir para diminuí-lo.

As várias actividades desenvolvidas pela comunidade lusófona, em particular na Wikipédia em Português, estão ligadas na página Maratona Artes+Feminismos na Lusofonia 2018. Na semana do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá eventos presenciais em várias cidades; participe! Se não puder ir a um dos eventos, junte-se à campanha virtualmente. É muito bem-vinda/o.

Quando? Onde?[editar código-fonte]

Data: 8 de março

Horário: 17:30-19:30

Local: Biblioteca Nacional de Portugal - Auditório, Lisboa

Programa:

Dia Internacional da Mulher - 2ª Aniversário do MIMA -

Intervenções Professores Doutores Irene Vaquinhas, Margarida Acciauolli de Brito e Manuel Villaverde Cabral na sessão apresentação/debate conduzida pela Presidente do MIMA - Paula Castelar)

Maratona de edição - lançamento "virtual" do Dossier «Mulheres, palcos e letras» vol. 8 (2) da Revista Historiae cuja capa é dedicada a Mercedes Blasco -

Quem pode participar?[editar código-fonte]

Qualquer pessoa pode participar, mesmo remotamente, e é muito bem vinda.

Dia 8 na BNP Dia Internacional da Mulher, assinala-se o 2º aniversário do MIMA Museu Internacional da Mulher - Associação com um debate sobre o wiki gender gap. Contará com apresentações de Irene Vaquinhas (UC), Margarida Acciauoilli de Brito (UNL) e Manuel Villaverde Cabral (UL), seguido de uma maratona de edição integrada no programa Art+Fem que se realizará também nos dias 9 e 10 na FCSH - Torre B das 12-18h.

Escreva. Apareça!

Inscreva-se aqui

Coordenação[editar código-fonte]

Isabel Lousada / Maile Colbert

Apoio online[editar código-fonte]

Organização e mobilização[editar código-fonte]

Grupo MCCLA, AMONET / CLEPUL / MIMA / CICS.NOVA / CIG / CEMSD / Wikimedia Portugal (WMPT) / Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres