Wilhem de Haan
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Julho de 2020) |
Wilhem de Haan (Amsterdam, 7 de Fevereiro de 1801 — Leiden, 15 de Abril de 1855) foi um zoólogo neerlandês que se notabilizou no estudo de insectos e crustáceos e foi o primeiro curador da coleção de invertebrados do Rijksmuseum de Leiden, actualmente o Naturalis.
Biografia
[editar | editar código-fonte]Formou-se na Universidade de Leiden e empregou-se como curador da coleção de invertebrados do Museu Real de Leiden (o Reijksmuseum), onde se dedicou ao estudo das coleções de insectos e de crustáceos.
Foi obrigado a retirar-se do serviço em 1846, quando ficou parcialmente paralisado por uma doença espinal.
Coordenou a publicação do volume sobre invertebrados da obra de Philipp Franz von Siebold intitulada Fauna Japonica, publicada em 1833, obra que introduziu na Europa o conhecimento da fauna do Japão. Foi responsável pela descrição inicial e nomenclatura de múltiplos taxa, e diversos taxa foram nomeados em sua honra.
Referências
[editar | editar código-fonte]- W. Vrolik (1855). «Levensberigt van Wilhem de Haan». Amsterdam: Koninklijke Akademie van Wetenschappen. Verslagen en Mededeelingen (em neerlandês). 3: 399–408
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Fauna Japonica online – de Haan's work begins on the 36th page.