William Robert Woodman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Dr. William Robert Woodman (1828-1891) foi um médico inglês, um dos fundadores da Ordem Hermética da Aurora Dourada.

Biografia[editar | editar código-fonte]

William R. Woodman

Woodman nasceu na Inglaterra. Estudou Medicina, diplomando-se em 1851. Montou seu próprio consultório em Stoke Newington, bairro de Londres onde também atuou como cirurgião da polícia. Seu amor pela Jardinagem levou-o a se tornar um proeminente horticultor e expositor de flores, de tal sorte que, após sua morte, a Royal Horticultural Society fez erguer um memorial para seu túmulo, em Willesden [1]

Seu outro grande interesse foi pelo Esoterismo, tendo se filiado a várias ordens iniciáticas, inclusive à Ordem da Cruz Vermelha de Constantino.

Em 1867, foi admitido na Societas Rosicruciana in Anglia, onde ocupou vários cargos importantes, dentre outros o de Secretário Geral (em fevereiro de 1868) e, após a morte de Robert Wentworth Little, o de "Magus Supremus" (em abril de 1878). Sob seu comando, a Ordem expandiu-se de Londres para o resto da Inglaterra, para a Austrália e para os Estados Unidos da América.

Em 1888, Woodman associou-se a William Wynn Westcott e a Samuel Liddell MacGregor Mathers, fundando a Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Down), que viria a se tornar a mais importante organização rosacruciana na Europa do Século XIX.

Notas

  1. Área que faz parte do bairro de Brent, na região noroeste de Londres.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • King, Francis. Modern Ritual Magic: The Rise of Western Occultism. Avery Publishing Group, 1989. ISBN 1-85327-032-6
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Ocultismo



Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.