Yandere

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Yandere (ヤンデレ?) é termo japonês que se refere a um tipo de personalidade de personagens de histórias de mangá e anime. Garotas ou garotos com interesses românticos, que se apresentam de maneira amorosa e gentil inicialmente, mas revelam uma fixação doentia por determinado personagem, se tornando sociopatas capazes de hostilidade e violência por motivos de ciúmes. O termo Yandere é a combinação das palavras yanderu (病んでる), que significa "estar doente", e deredere (デレデレ?), que significa apaixonada.[1]

Yandere faz parte de quatro arquétipos comuns de personalidades personagens femininos e interesses românticos em histórias de animes e mangá, sendo os outros três: kuudere, no qual o personagem não expressa emoções de afeto, embora as tenha, tsundere, no qual a personagem é inicialmente agressiva, mas depois alterna com uma personalidade mais amável, e dandere, no qual a personagem que é retratado como anti-social, mas eventualmente muda para mostrar seu lado doce, romântico, e suavemente amoroso.

Como acontece com o termo tsundere, há um substantivo relacionado a esta palavra: uma yanderekko é uma garota com personalidade yandere.

Yandere e Yangire[editar | editar código-fonte]

Yandere[editar | editar código-fonte]

Yandere significa simplesmente que a pessoa sente um amor doentio por outra e seria capaz de matar, normalmente devido a ciúme ou medo, qualquer "obstáculo" para ficar com essa tal pessoa amada. Alguns personagens também costumam demonstrar tendências suicidas.

Yangire[editar | editar código-fonte]

Para manter a definição do termo intacta, surgiu outro para se referir a garotas que apresentam algumas características próprias das yandere mas realmente não o são. O termo conhecido como yangire (ヤンギレ?), utiliza-se para referir-se a personagens que se tornam violentos subitamente, em ocasiões devido a um trauma do passado.Yangire é a combinação das palavras yanderu (病んでる?), que significa estar doente, e kire ou gire (切れ?), que significa cortar, fatiar, ou quebrar. Este comportamento é diferente ao de uma yandere com respeito ao motivo da mudança na personalidade. No caso da yanderekko o motivo é seu amor para com o seu interesse amoroso, enquanto na yangire, o motivo está relacionado com outras personagens e não se encontra unido a emoções de amor ou atração. Como sucede com yandere, o substantivo yangirekko pode se usar para descrever personagens femininas com personalidade yangire.

Em resumo, a diferença entre uma yandere e uma yangire, é que o motivo da primeira se tornar violenta está relacionado com o amor ou o afeto e perde a sensatez progressivamente até que um dia comete um ato de violência. Enquanto numa yangirekko a mudança de atitude dá-se de maneira repentina.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Yandere Simulator é um jogo sandbox que tem como personagem principal uma yanderekko que o jogador deve controlar para ajudá-la a exterminar as garotas que chegam perto de seu amado.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Tsundere, Yandere e Kuudere - o que são». Japonês de Anime. Consultado em 2 de fevereiro de 2017 
  2. Julianna Isabele (30 de março de 2015). «Ganhe seu amor assassinando garotas do seu colégio em Yandere Simulator». Baixaki Jogos. Consultado em 15 de outubro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]