Yilmaz Erdogan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yilmaz Erdogan
Yilmaz Erdogan
Nascimento 4 de novembro de 1967
Hakkâri
Cidadania Turquia
Cônjuge Belçim Bilgin
Irmão(ã)(s) Mustafa Erdoğan
Alma mater
Ocupação diretor de cinema, roteirista, ator de cinema, ator

Eılmaz Erdoğan (Hakkâri, 4 de novembro de 1967) é um cineasta, actor e poeta turco, descendente de curdos, mais conhecido por pela sua estreia no cinema, que marcou um recorde de bilheteira, a da comédia Vizontele (2001) e da série de televisão Bir Demet Tiyatro (1995-2002/2006-2007). Foi premiado como o Melhor Actor de partilha no 4º Prémio da Academia Australiana de Cinema, Artes e Televisão pela sua interpretação em Água Adivinho (2014).[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Yilmaz Erdogan passou a sua infância em Ancara, até que se mudou para Istambul juntamente com a sua família. A sua família é de origem curda. Em 1987, retirou-se dos seus estudos de engenharia civil na Universidade Técnica de Istambul e a uma companhia de teatro administrada por Ferhan Şensoy. Ele também se tornou chefe guionista no programa televisivo de Levent Kırca, Olacak O Kadar. Em 1988, fundou a sua própria companhia de teatro, Güldüşündürü, e organizou uma produção de êxito de sua própria composição Solimán o Magnífico e Rambo (em turco: Kanuni Sultan Süleyman ve Rambo).

Em 1994, fundou o Centro Cultural Bêşiktaş (em turco: Beşiktaş Kültür Merkezi) com o seu sócio de negócios Necati Akpınar e conseguiu o reconhecimento como Mükrin Abi juntamente com a actriz Demet Akbağ na série de televisão Bir Demet Tiyatro (1995-2002) em Star TV. Também continuou o seu sucesso teatral com uma série de obras e musicais, incluindo o seu programa, Cebimdeki Kelimeler, e gravou um álbum de poesia chamado Kayıp Kentin Yakışıklısı, que inclui dezassete poemas acompanhados pela tradicional música turca composta por Metin Kalender, Nizamettin Ariç e Ali Aykaç.

Conseguiu o seu maior sucesso de bilheteira com a comédia Vizontele (2001), que escreveu, dirigiu e protagonizou. Ela foi seguida por uma sequela, Vizontele Tuuba (2004), que também produziu, e Viagem em Tapete Mágico (2005). Uma segunda temporada para a sua popular série de televisão Bir Demet Tiyatro (2006-2007), seguido do ATV, e a comédia de Natal Alegre da Vida (2009). Também tem produzido êxitos como os filmes de comédia Eyyvah Eyvah (2010) e Çok Filim Hareketler Bunlar (2010).

Os seus irmãos são Mustafa Erdogan, que fundou o Fogo de Anatólia e Deniz Erdoğan, quem tem composto música para algumas das produções da sua companhia. A sua esposa é a actriz e desenhadora de vestuário Belçim Bilgin e a sua filha, Berfin Erdoğan, apareceu em Viagem em Tapete Mágico. Ele é fanático de Bêşiktaş J. K..

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes e séries de televisão
Ano Título Acreditado como Notas
Director Produtor Escritor O Actor Papel
1995-2002 Bir Demet Tiyatro  Sim  Sim Mükremin Çıtır Série de televisão da Star TV
2001 Vizontele  Sim  Sim  Sim Louco Emin
2004 Vizontele Tuuba  Sim  Sim  Sim  Sim Louco Emin
2005 Viagem Em Tapete Mágico  Sim  Sim  Sim Asım Noyan
2006-2007 Bir Demet Tiyatro  Sim  Sim Mükremin Çıtır Série de televisão da ATV
2009 Jolly life (em turco: Neşeli Hayat)  Sim  Sim  Sim
2010 Eyyvah Eyvah  Sim
2010 Çok Filim Hareketler Bunlar  Sim
2011 Era uma Vez na Anatólia (em turco: Bir Zamanlar Anadolu’da)  Sim Dirigida por Nuri Bilge Ceylan.
2013 O Sonho da Borboleta (em turco: Kelebeğin Rüyası)  Sim  Sim  Sim Behçet Necatigil
2014 Son Umut  Sim prefeito Hasan
2016 As Maçãs Amargas  Sim  Sim  Sim Aziz Özay

Referências


Ligações externas[editar | editar código-fonte]