Yodo-dono

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Yodo-dono

Yodo-dono (淀殿?) Ou Yodogimi (淀君?) (1569 - 4 de junho de 1615) foi uma figura proeminente situada no final do período Sengoku. Ela era uma concubina e segunda esposa de Toyotomi Hideyoshi, que era então o homem mais poderoso no Japão. Ela também se tornou a mãe de seu filho e sucessor, Hideyori. Ela também era conhecida como Lady Chacha (茶々). Após a morte de Hideyoshi, ela tomou a tonsura, tornando-se uma freira budista e tomando o nome Daikōin (大 広院). E em 1614, liderou uma rebelião Anti-Shogunato Tokugawa.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Yodo-dono, também chamada Chacha (茶々?). Em sua juventude, era a mais velha de três filhas do daimyo do período de Sengoku, Azai Nagamasa. Sua mãe, Oichi era a irmã mais nova de Oda Nobunaga.

Após a morte de Nagamasa, Toyotomi Hideyoshi tornou-se o pai adotivo e protetor de Chacha. Seu status mudou quando ela se tornou sua concubina. Seu status e seu nome foram mudados novamente quando Yodo-dono se tornou a mãe de um herdeiro masculino.

A irmã média de Yodo-dono, Ohatsu, era a esposa de Kyōgoku Takatsugu e a mãe de Kyōgoku Tadataka.

A irmã mais nova de Yodo-dono, Oeyo, também conhecida como Ogō, era a esposa principal do Shogun Tokugawa Hidetada e da mãe de seu sucessor Tokugawa Iemitsu.

Primeiro anos[editar | editar código-fonte]

Em 1570, o pai de Chacha, Nagamasa, quebrou sua aliança com Oda Nobunaga e houve um período de três anos de luta até 1573 quando o exército de Nobunaga cercou Nagamasa no Castelo de Odani. Nobunaga, entretanto, pediu o retorno seguro de sua irmã, Oichi. Chacha, junto com sua mãe e suas duas irmãs, saiu do castelo com ela. O castelo Odani caiu, e entre os que morreram estavam Nagamasa e Manpukumaru, o único irmão de Chacha.

A morte de Nobunaga em 1582 causou hostilidades abertas entre Shibata Katsuie e Hashiba Hideyoshi sobre a questão da sucessão. As forças de Katsuie foram derrotadas na Batalha de Shizugatake, e ele foi forçado a retirar-se para Kitanosho castelo. Com o exército de Hideyoshi sitiando sua casa, Katsuie incendiou o castelo; Ele e Oichi morreram nele.

No entanto, antes de Oichi morrer, ela passou Chacha, Oeyo e Ohatsu para o cuidado e proteção de Hideyoshi.

Vida e morte[editar | editar código-fonte]

Yodo-dono se tornou a concubina de Hideyoshi e logo se mudou para o Castelo Yodo (do qual ela tomou seu título). A esposa de Hideyoshi, Nene, foi dito ter sido incapaz de conceber; E assim Lady Yodo herdou muitos de seus privilégios. Ela teve dois filhos com Hideyoshi, Tsurumatsu, que morreu jovem, e Hideyori, nascido em 1593, que se tornou sucessor. Hideyoshi era também o inimigo de seus pais, primeiro seu pai, então seu padrasto e mãe.

Em 1594, a família moveu-se para o castelo de Fushimi, mas a tragédia aconteceu quando Hideyoshi morreu em 1598 e o clã Toyotomi perdeu muito de sua influência e importância. Yodo-dono mudou-se para o Castelo de Osaka com seu filho, como Hideyori, herdeiro de Hideyoshi era muito jovem, Chacha se tornou a chefe do Castelo de Osaka e planejou uma reestruturação do clã Toyotomi.

Tokugawa Ieyasu, que se apoderou do controle de Hideyori após a morte de seu pai, agora via Hideyori como um obstáculo à sua unificação do Japão. Ele sitiou o Castelo de Osaka em 1614,conhecido como Campanha de Osaka. Hideyori Toyotomi, Yodo-dono e Sanada Yukimura comandantes e protetores do clã Toyotomi estavam dispostos a expulsar os invasores. Porém ambos os lados sofreram muitos danos e assinaram uma trégua.

No entanto, em 1615, Ieyasu quebrou a trégua e mais uma vez atacou Castelo de Osaka, e desta vez ele conseguiu. Yodo-dono e seu filho Hideyori cometeram suicídio, terminando assim o legado Toyotomi.

Referências culturais modernas[editar | editar código-fonte]

Utaemon Nakamura V como Yodo-gimi

Um personagem fictício baseado em Yodo-dono aparece no Shōgun de James Clavell. Esta protagonista artificial é Lady Ochiba, que não gosta de Toranaga (Tokugawa Ieyasu) porque ele presumivelmente suspeitou que seu filho não era pai do Taikō (Toyotomi Hideyoshi). No entanto, ela admira e confia na viúva de Taikō, Yodoko (Nene), que a convida tanto a ela como a Toranaga a se casarem para que o Japão permaneça unido e quando o herdeiro, Yaemon (Toyotomi Hideyori) Nos romances mais tardios de James Clavell, revela-se que, assim como na história real, Toranaga eventualmente sitiou Ochiba e Yaemon em seu castelo, levando-os a cometer suicídio. Ela também aparece no jogo da Capcom, Onimusha, Onimusha: Dawn of Dreams, como concubina de Toyotomi Hideyoshi e irmã de Ohatsu, que carinhosamente chama Yodo pelo seu nome de infância, "Cha-Cha". Ela foi transformada na Genma Mãe Árvore, e foi substituída por Ophelia, que assumiu a sua forma. Ophelia, a Alta Sacerdotisa Genma, é membro do Triumvirato Genma, cujo objetivo final é ressuscitar o Deus Genma / Demônio da Luz Fortinbras usando Hideyoshi como sua embarcação. Yodo foi resgatado por Soki e seus amigos, e ela fugiu do Castelo Fushimi. No final do jogo, é visto que Yodo agora vive com sua irmã Ohatsu.

No atual drama de 2011, Taiga, Gō: Hime-tachi no Sengoku, Cha-cha é retratada pela atriz japonesa Rie Miyazawa. Na série de drama, Nobunaga no Chef (2013) - Episódio 5, Chacha faz sua aparência como uma criança pelo lado de seus pais. Uma grande parte deste episódio gira em torno dela e o fato de que ela não comia carne. Fora apreocupação da sua mãe, o personagem principal desta série é pedido (ou forçado, senão enfrentaria a morte) fazer um prato que faça Chacha comer a carne.

Ela aparecerá como um personagem jogável no spin-off de Samurai Warriors, Samurai Warriors: Sanada Maru, como a chefe do clã Toyotomi após a morte de Hideyoshi, sendo a protetora do legado do clã.

Em Kamen Rider x Kamen Rider Gaim & Wizard: The Fateful Sengoku Movie Battle, Cha-Cha aparece na parte de Gaim do filme, no Mundo do Período Sengoku. Ela aparece ao lado de Hideyoshi, que atua como o senhor da guerra do duplo exército. Quando Bujin Double é morto por Bujin Gaim e Nephenthes Inhumanoid (assistido por Takatora Kureshima / Armored Rider Zangetsu que confunde Bujin Gaim com Gaim do seu mundo), Hideyoshi se prepara para lutar contra eles, mas Cha-cha o obriga a decidir se ele se importa com ela ou a guerra. Ele a escolheu e a pegou, recuando da batalha. É retratada por Hikaru Yamamoto que retratou previamente Akiko Narumi (que a personalidade de Cha-cha é similar a) em Kamen Rider W.

No filme de 2009, Goemon (五右衛門), Cha-Cha é interpretada por Ryōko Hirosue, sendo retratada como sendo apaixonado por Ishikawa Goemon (o equivalente a Robin Hood ou Ned Kelly), mas é finalmente forçado a se casar com Hideyoshi. Goemon tenta salvar Cha-Cha sem sucesso, morrendo na tentativa.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Hickman, Money L. et al. (2002). Japan's Golden Age: Momoyama, p. 283.
  2. Jump up to:a b c "The silk coloured portrait of wife of Takatsugu Kyogoku," Archived May 6, 2011, at the Wayback Machine. Digital Cultural Properties of Wakasa Obama; Oichinokata[permanent dead link], Gifu prefecture website.
  3. Jump up^ Wilson, Richard L. (1985). Ogata Kenzan (1663-1743), p. 40.
  4. Jump up^ "Ueno Juri's Two Older Sisters" (上野樹里の2人の姉) Archived April 13, 2010, at the Wayback Machine., Sponichi Annex; retrieved April 14, 2010.

Bibliografias[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]