Saltar para o conteúdo

Zé Beto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 37: Linha 37:
[[Categoria:Nascidos em 1960]]
[[Categoria:Nascidos em 1960]]
[[Categoria:Futebolistas de Portugal]]
[[Categoria:Futebolistas de Portugal]]

José Alberto Teixeira Ferreirinha, mais conhecido por Zé Beto, nasceu no dia 21 de Fevereiro de 1960 em Matosinhos.
Começou por jogar futebol nas camadas jovens do A.D.R. Pasteleira onde deu nas vistas e propulsionou uma disputa pelos seus serviços entre o Leixões S.C. e o Futebol Clube do Porto, com os portistas a levarem a melhor e a conseguirem levar o jovem guarda-redes para as Antas no inicio da temporada de 1978/79.
No entanto Zé Beto tinha a forte concorrência de Fonseca e de Tibi no F.C. Porto e acabou por ser emprestado ao S.C. Beira-Mar.
Na época de 1979/80 regressou definitivamente aos Dragões mas teve de esperar até 1983 para se estrear como titular da baliza portista. Então desde essa altura a sua importância no onze titular não parou de crescer e foi fundamental no sucesso do F.C. Porto.
Na temporada de 1983/84 venceu pela primeira vez a Taça de Portugal e esteve presente em Basileia na Final da Taça dos Vencedores das Taças, competição que os portistas foram finalistas juntamente com a Juventus F.C. de Itália. O resultado final foi 2-1 a favor dos italianos. No final do jogo, Zé Beto envolveu-se numa discussão com um dos árbitros assistentes e foi acusado de o ter agredido, o que valeu ao guarda-redes portista uma suspensão de 1 ano por parte da UEFA.
Em 1984/85 Zé Beto sagrou-se Campeão Nacional pela primeira vez nessa mesma temporada, titulo que voltou a conquistar na temporada seguinte.
Em 1986/87 e depois de uma longa paragem devido a lesão, começou por ser titular mas a meio do ano perdeu esse estatuto para Mlynarczyk. Ainda deu o seu contributo para o Futebol Clube do Porto se sagrar Campeão Europeu em Viena, ao ser o dono da baliza em cinco jogos das oito eliminatórias da caminhada até à Final.
Zé Beto voltou a sagrar-se Campeão Nacional em 1987/88 e a vencer a Taça de Portugal nessa mesma temporada. Ao que juntou a vitória na Supertaça Europeia e a conquista da Taça Intercontinental.
A temporada de 1989/90 acabou por ser a última da sua carreira já que faleceu num acidente de viação na A1 em Fevereiro de 1990. Encontra-se sepultado no cemitério de Sendim em Matosinhos.

Palmarés
1 Taça Intercontinental
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
1 Supertaça Europeia
4 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira

Revisão das 03h05min de 23 de novembro de 2013

Zé Beto
Informações pessoais
Nome completo José Alberto Teixeira Ferreirinha
Data de nascimento 21 de fevereiro de 1960
Local de nascimento Matosinhos, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Data da morte Desconhecido
Altura 1,81 m
Informações profissionais
Posição Guarda-redes
Clubes de juventude
1975–1978 Pasteleira
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1978–1990
1979–1980
FC Porto
Beira-Mar (emp.)
Seleção nacional
1979
1986–1987
Portugal S20
Portugal

José Alberto Teixeira Ferreirinha, mais conhecido por Zé Beto (Matosinhos, 21 de fevereiro de 1960 — ), foi um futebolista português que atuava como guarda-redes.

Referências

Gerais
Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre futebolistas portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

José Alberto Teixeira Ferreirinha, mais conhecido por Zé Beto, nasceu no dia 21 de Fevereiro de 1960 em Matosinhos. Começou por jogar futebol nas camadas jovens do A.D.R. Pasteleira onde deu nas vistas e propulsionou uma disputa pelos seus serviços entre o Leixões S.C. e o Futebol Clube do Porto, com os portistas a levarem a melhor e a conseguirem levar o jovem guarda-redes para as Antas no inicio da temporada de 1978/79. No entanto Zé Beto tinha a forte concorrência de Fonseca e de Tibi no F.C. Porto e acabou por ser emprestado ao S.C. Beira-Mar. Na época de 1979/80 regressou definitivamente aos Dragões mas teve de esperar até 1983 para se estrear como titular da baliza portista. Então desde essa altura a sua importância no onze titular não parou de crescer e foi fundamental no sucesso do F.C. Porto. Na temporada de 1983/84 venceu pela primeira vez a Taça de Portugal e esteve presente em Basileia na Final da Taça dos Vencedores das Taças, competição que os portistas foram finalistas juntamente com a Juventus F.C. de Itália. O resultado final foi 2-1 a favor dos italianos. No final do jogo, Zé Beto envolveu-se numa discussão com um dos árbitros assistentes e foi acusado de o ter agredido, o que valeu ao guarda-redes portista uma suspensão de 1 ano por parte da UEFA. Em 1984/85 Zé Beto sagrou-se Campeão Nacional pela primeira vez nessa mesma temporada, titulo que voltou a conquistar na temporada seguinte. Em 1986/87 e depois de uma longa paragem devido a lesão, começou por ser titular mas a meio do ano perdeu esse estatuto para Mlynarczyk. Ainda deu o seu contributo para o Futebol Clube do Porto se sagrar Campeão Europeu em Viena, ao ser o dono da baliza em cinco jogos das oito eliminatórias da caminhada até à Final. Zé Beto voltou a sagrar-se Campeão Nacional em 1987/88 e a vencer a Taça de Portugal nessa mesma temporada. Ao que juntou a vitória na Supertaça Europeia e a conquista da Taça Intercontinental. A temporada de 1989/90 acabou por ser a última da sua carreira já que faleceu num acidente de viação na A1 em Fevereiro de 1990. Encontra-se sepultado no cemitério de Sendim em Matosinhos.

Palmarés 1 Taça Intercontinental 1 Taça dos Clubes Campeões Europeus 1 Supertaça Europeia 4 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal) 2 Taças de Portugal 4 Supertaças Cândido de Oliveira