Zamak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Zamak é a denominação genérica de diversas ligas metálicas com ponto de fusão entre 385 °C e 485 °C, contendo basicamente zinco (Zn), juntamente com Alumínio (Al), Magnésio (Mg) e Cobre (Cu). O nome vem de Zink-Aluminium-Magnesium-Kupfer (zinco, alumínio, magnésio e cobre, em alemão, respectivamente).

Na indústria são utilizadas diversas ligas Zamak, com diferentes teores de Al, Mg e Cu, o que resulta em diferentes propriedades mecânicas. São materiais de baixo custo utilizados na fundição de peças que necessitam de pouca resistência mecânica. O material no estado líquido é injetado sob pressão em moldes de aço ou borracha de silicone no formato das peças a serem produzidas.

Entre as aplicações técnicas do Zamak encontram-se: carburadores automotivos, válvulas reguladoras de pressão para botijões de gás e acessórios para instalações elétricas (buchas, caixas de passagem, curvas, etc.). Também é usado em puxadores para armários e gavetas, maçanetas, chaveiros, bijuterias ,brinquedos,fivelas de roupas e calçados, enfeites de roupas bolsas e calçados.

Normas[editar | editar código-fonte]

Existem várias normas que definem as composições e propriedades das ligas de zinco, as principais abaixo:

Normas de Ligas de Zinco por país
País Lingote de Zinco fundido de Zinco
Europa EN1774 EN12844
EUA ASTM B240 ASTM B86
Japão JIS H2201 JIS H5301
Austrália AS 1881 - SAA H63 AS 1881 - SAA H64
China GB 8738-88 -
Canadá CSA HZ3 CSA HZ11
BRASIL ASTM B86 - 13

Zamak 2[editar | editar código-fonte]

Zamak 2 ou kirksite é o nome comercial de uma liga do zinco-alumínio usada frequentemente para a produção de ferramentas e moldes (especialmente para a injeção plástica e estampagem de peças de aço de pouca espessura).

Características[editar | editar código-fonte]

Os moldes e ferramentas de Kirksite são de baixo custo devido à facilidade de se usinar e dar acabamento final a superfície da ferramenta.Outra principal característica que o Kirksite é poder ser fundido a uma temperatura de 400° C indeterminadas vezes perdendo pouquíssimo as características mecânica.A fácil usinabilidade também é outra característica de destaque do Kirksite. Segue abaixo algumas velocidades de corte para fresamento em equipamento C.N.C de 3 eixos (X,Y,Z).

Sendo assim é ideal para confecção de ferramentas para desesenvovimento de protótipos em baixa escala de produção ou de moldes permanentes para peças de alto valor agregado em PE, PP, ABS cuja produção prevista não ultrapasse algumas dezenas de milhares de peças.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

As aplicações típicas para ligas de Kirksite são:

  • Moldes para a indústria da borracha e da cerâmica.
  • Ferramentas de estampagem para peças de baixo volume de produção.
  • Moldes da injeção de plástico .

Alternativa que substitui o aço na produção de moldes de injeção. Fundidos pelo processo de fundição em cerâmica, eliminam custos e principalmente tempo quando comparado a produção de moldes em aço usinados em CNC. O uso de moldes construidos em Kirksite é especialmente recomendada para peças grandes que demandam pressões de injeção relativamente baixas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]