Zoológico Municipal de Volta Redonda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Zoológico Municipal de Volta Redonda, também conhecido como Horto Municipal, é um parque zoobotânico, e o único zoológico público - ou seja, que possui entrada gratuita - do interior do estado do Rio de Janeiro[1][2]. Oficialmente nomeado "Parque Municipal da Criança", completou 30 anos em 2011.

Localizado no bairro Vila Santa Cecília, ele possui uma área verde de 150 mil metros quadrados, e conta com quatrocentos animais de cem espécies diferentes. É considerado um parque zoobotânico por conta de sua proximidade à Floresta da Cicuta, o que faz com que sua flora seja constituída de vegetação remanescente da Mata Atlântica, bem como por plantas e arbustos característicos desse bioma[3].

A área do zoológico foi adquirida pela prefeitura durante a década de 1970. Primeiramente, foi utilizada como Horto Florestal, e somente dez anos mais tarde por volta de 1981 foi transformado em Jardim Zoológico sob orientação do biólogo e ornitólogo Élio Gouvêa[3].

A partir de 2019 o Zoológico municipal passou por uma reforma geral que foi finalizada no meio de 2020, onde seu principal marco foi a construção do recinto de imersão, um lugar onde os visitantes podem ter um contato mais próximo com as aves.

Referências

  1. diariodovale.com.br/ Direção do Zoológico Municipal de Volta Redonda tranquiliza população quanto à visitação
  2. g1.globo.com/ Zoológico de Volta Redonda, RJ, tem programação para o Dia das Crianças
  3. a b areasverdesdascidades.com.br/ Zoológico Municipal de Volta Redonda (RJ)