Zsuzsanna Budapest

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zsuzsanna Budapest
Nascimento 30 de janeiro de 1940
Budapeste
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação escritora, ativista pelos direitos das mulheres

Zsuzsanna Budapest ou Zsuzsanna Emese Mokcsay (30 de janeiro de 1940) é uma autora americana (estadunidense, no Brasil) nasceu em Budapeste, na Hungria.

Por volta dos 30 anos se envolveu com o movimento de libertação das mulheres em Los Angeles e se tornou uma ativista, liderando o Women's Center por muitos anos.Foi então que ela comprendeu a necessidade de uma dimensão espiritual perdida há muito no movimento feminista e começou o Movimento de Espiritualidade das Mulheres. Fundou o Susan B. Anthony Coven Number l, o primeiro Coven de Bruxas feministas, que se tornou o modelo para milhares de outros grupos espirituais nascidos e espalhados pelo país. Ela escreveu o The Holy Book of Women's Mysteries, que serviu como o primeiro manual para liderar mulheres em busca de sua própria herança espiritual da Deusa. Zsuzsanna conduziu incontáveis rituais, palestras, aulas, oficinas, e publicou artigos de forma incansável em centenas de jornais femininos em todo Estados Unidos.

Conhecida mundialmente como a mãe da Wicca Diânica, Zsuzsanna atualmente vive na área da baía de San Francisco e viaja muito dando oficinas e palestras em todo o mundo. Atua como diretora de Espiritualidade no Fórum de Mulheres, uma organização sem fins lucrativos, aonde patrocina uma série de palestras mensais sobre a Deusa, assim como retiros de espiritualidade e uma dança espiral anual no Dia das Bruxas. É fundadora e responsável pela Dianic University Online, uma escola on-line feminina dedicada ao estudo do Dianismo e da Deusa.O California Institute for Integral Studies reconheceu recentemente a contribuição de Zsuzsanna Budapest ao Movimento da Espiritualidade Feminina.

Em sua visita ao Brasil em setembro 2014, Zsuzsanna Budapest tornou o autor Claudiney Prieto no primeiro e único homem ordenado por ela em sua Tradição até então exclusivamente feminina, conferindo a ele o título de Kouretes.