Saltar para o conteúdo

Félicien Mwanama Galumbulula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Félicien Mwanama Galumbulula
Nascimento 26 de outubro de 1960 (63 anos)
Cassai Ocidental
Cidadania República Democrática do Congo
Ocupação teólogo, padre, bispo católico
Religião Igreja Católica

Félicien Mwanama Galumbulula (Tshibala, República Democrática do Congo, 26 de outubro de 1960) é um clérigo congolês e bispo católico romano de Luiza.[1]

Félicien Mwanama Galumbulula estudou primeiro no seminário de Kabwe e depois em Fano. Recebeu o sacramento da ordenação em 9 de agosto de 1987. Até 1992 atuou na formação sacerdotal em Luiza e Tschilomba.

A partir de 1992 estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana e recebeu seu doutorado em missiologia. Em seguida, estudou direito canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, onde obteve seu doutorado em 2002. Durante este tempo também trabalhou na pastoral e como vice-chanceler da diocese de Rieti.

Após o seu regresso ao Congo, foi professor visitante na Universidade Católica de Bukavu e depois lecionou no seminário de Malole-Kananga, do qual foi reitor de 2004 a 2006, e desde 2005 no Instituto Missionário Africano de Kinshasa.

Desde 2006 é secretário para os assuntos jurídicos da Conferência Episcopal Congolesa, da qual é secretário-geral desde 2008.

O Papa Francisco o nomeou Bispo de Luiza[2] em 3 de janeiro de 2014. O Núncio Apostólico no Congo, Dom Adolfo Tito Yllana, ordenou-o bispo em 23 de março do mesmo ano. Os co-consagradores foram o Arcebispo de Kananga, Marcel Madila Basanguka, e seu antecessor como Bispo de Luiza, Léonard Kasanda Lumembu C.I.C.M.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Félicien Mwanama Galumbulula

Referências

  1. catholic-hierarchy.org
  2. «RINUNCIA DEL VESCOVO DI LUIZA (REPUBBLICA DEMOCRATICA DEL CONGO) E NOMINA DEL SUCCESSORE» (em italiano). vatican.va. 3 de janeiro de 2014. Consultado em 12 de novembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.