Saltar para o conteúdo

Jan de Groef

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jan de Groef
Nascimento 7 de janeiro de 1948
Grimbergen
Cidadania Bélgica
Ocupação padre, bispo católico
Religião Igreja Católica

Jan de Groef MAfr (Beigem, Flemish Brabant, Bélgica, 7 de janeiro de 1948) é Bispo de Belém na África do Sul.[1]

Jan de Groef ingressou na Sociedade dos Missionários da África (Padres Brancos) e estudou teologia católica em Londres. Emitiu a profissão em 13 de janeiro de 1979 e foi ordenado sacerdote em 7 de julho de 1979 em Beigem, perto de Grimbergen.

Ele inicialmente trabalhou como missionário em Malawi. De 1981 a 1989 foi Superior da Ordem em Phuthaditjhaba e Bohlokong na diocese sul-africana de Belém e pároco em Belém (Província do Estado Livre). De 1990 a 1994 esteve envolvido na formação missionária na Bélgica. Em 1995 aprendeu a língua bantu isiZulu em Mtubatuba, província de KwaZulu-Natal. Ele era então pároco em Siyabuswa na Arquidiocese de Pretória.

Após estudos de pós-graduação em espiritualidade em Paris e Le Châtelard, ele ensinou missionários em Bobo-Dioulasso, no estado de Burkina Faso, na África Ocidental, a partir de 1999. Em 2003 foi novamente nomeado pároco da paróquia de Siyabuswa na Arquidiocese de Pretória. A partir de 2006 ocupou cargos gerenciais na Cedara em KwaZulu-Natal.

Papa Bento XVI nomeou-o Bispo da Diocese de Belém[2][3] em 31 de dezembro de 2008; ele sucede Hubert Bucher, cuja renúncia Bento XVI aceitou no mesmo dia. Em 28 de março de 2009, Jabulani Adatus Nxumalo, Arcebispo de Bloemfontein, o ordenou bispo com a ajuda de James Patrick Green, Núncio Apostólico na África do Sul, e seu predecessor Hubert Bucher.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jan de Groef

Referências

  1. catholic-hierarchy.org
  2. «RINUNCIA DEL VESCOVO DI BETHLEHEM (SUD AFRICA) E NOMINA DEL SUCCESSORE» (em italiano). vatican.va. 31 de dezembro de 2008. Consultado em 16 de janeiro de 2021 
  3. «Our Bishop» (em inglês). Diecezja Bethlehem. Consultado em 16 de janeiro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.