Saltar para o conteúdo

Cadeia de caracteres de conexão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: Em computação, uma '''cadeia de caracteres de conexão''', ou '''string de conexão''', é uma cadeia de caracteres que especifica informações sobre uma fonte de dados...
(Sem diferenças)

Revisão das 16h47min de 29 de outubro de 2013

Em computação, uma cadeia de caracteres de conexão, ou string de conexão, é uma cadeia de caracteres que especifica informações sobre uma fonte de dados e os meios de conexão com ela. É passado o código para um controlador (driver) ou provedor subjacente com o objetivo de se iniciar a conexão. Apesar de comumente ser usado para conexão com banco de dados, a fonte de dados também pode ser uma planilha eletrônica ou um arquivo de texto.

A cadeia de caracteres de conexão pode incluir atributos como o nome do controlador (driver), servidor e banco de dados, bem como informações de segurança como nome de usuário e senha.

Exemplos

Este exemplo mostra uma cadeia de caracteres de conexão Postgres para conectar com wikipedia.com com SSL e um timeout de conexão de 180 segundos:

DRIVER={PostgreSQL Unicode};SERVER=www.wikipedia.com;SSL=true;SSLMode=require;DATABASE=wiki;UID=wikiuser;Connect Timeout=180;PWD=ashiknoor

Usuários do banco de dados Oracle podem especificar cadeias de caractere de conexão:

Ligações externas

  1. Watt, Simon; et al. (2005). «Configuring SQL*Plus». SQL*Plus User's Guide and Reference: Release 10.2. Redwood City: Oracle Corporation. Consultado em 26 de agosto de 2010. LOCAL [:] Windows environment variable to specify a connection string. Performs the same function as TWO_TASK on UNIX. 
  2. Kyte, Thomas (2005). Expert Oracle database architecture: 9i and 10g programming techniques and solutions. Col: Apress series. [S.l.]: Apress. p. 60. ISBN 978-1-59059-530-5. Consultado em 26 de agosto de 2010. The TNS connection string tells the Oracle software how to connect to the remote database. Generally, the client software [...] will read a file calles tnsnames.ora. This is a plaint-text configuration file commonly found in the [ORACLE_HOME]\network\admin directory ([ORACLE_HOME] represents the full path to your Oracle installation directory).