Cadeia de caracteres de conexão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em computação, uma cadeia de caracteres de conexão, ou string de conexão, é uma cadeia de caracteres que especifica informações sobre uma fonte de dados e os meios de conexão com ela. É passado o código para um controlador (driver) ou provedor subjacente com o objetivo de se iniciar a conexão. Apesar de comumente ser usado para conexão de banco de dados, a fonte de dados também pode ser uma planilha eletrônica ou um arquivo de texto.

A cadeia de caracteres de conexão pode incluir atributos como o nome do controlador (driver), servidor e banco de dados, bem como informações de segurança como nome de usuário e senha.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Este exemplo mostra uma cadeia de caracteres de conexão Postgres para conectar com wikipedia.com com SSL e um timeout de conexão de 180 segundos:

DRIVER={PostgreSQL Unicode};SERVER=www.wikipedia.com;SSL=true;SSLMode=require;DATABASE=wiki;UID=wikiuser;Connect Timeout=180;PWD=ashiknoor

Usuários do banco de dados Oracle podem especificar cadeias de caractere de conexão:

Referências

  1. Watt, Simon; et al. (2005). «Configuring SQL*Plus». SQL*Plus User's Guide and Reference: Release 10.2. Redwood City: Oracle Corporation. Consultado em 26 de agosto de 2010. LOCAL [:] Windows environment variable to specify a connection string. Performs the same function as TWO_TASK on UNIX. 
  2. Kyte, Thomas (2005). Expert Oracle database architecture: 9i and 10g programming techniques and solutions. Col: Apress series. [S.l.]: Apress. p. 60. ISBN 978-1-59059-530-5. Consultado em 26 de agosto de 2010. The TNS connection string tells the Oracle software how to connect to the remote database. Generally, the client software [...] will read a file calles tnsnames.ora. This is a plaint-text configuration file commonly found in the [ORACLE_HOME]\network\admin directory ([ORACLE_HOME] represents the full path to your Oracle installation directory). 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ciência da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.