Émile Breton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Émile Breton
Émile Breton
Nascimento 8 de março de 1831
Courrières
Morte 22 de novembro de 1902 (71 anos)
Courrières
Cidadania França
Irmão(ã)(s) Jules Breton
Ocupação pintor
Prêmios
  • Cavaleiro da Legião de Honra (1878)
Obras destacadas The Breakers

Émile Adélard Breton (Courrières, 8 de março de 1831 - Courrières, 24 de novembro de 1902) foi um pintor e gravador francês; mais conhecido por suas paisagens noturnas sombrias com figuras.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Christmas Night

Seu irmão mais velho, Jules, também foi pintor e deu suas primeiras lições, embora ele tenha sido autodidata. Seu irmão mais novo, Ludovic Breton, era um engenheiro encarregado de perfurar a primeira tentativa de construir um túnel ferroviário entre canais.

Sua primeira exposição foi no Salon, em 1861. Mais tarde, ele ganhou uma medalha lá três anos seguidos (1866 a 1868) e foi premiado com uma medalha de primeira classe na Exposition Universelle (1878). Depois disso, ele foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra.[1] Ele recebeu uma medalha de ouro na Exposição Universal (1889).

Durante a Guerra Franco-Prussiana, ele serviu como comandante das forças em Pas-de-Calais. Ele também serviu como prefeito de Courrières, assim como seu pai, Marie-Louis Breton (1796-1848) e seu tio, Boniface Breton (1829-1891).

Ele foi profundamente afetado pela morte de seu único filho, Louis, em 1891, aos 29 anos, que ocorreu logo após a morte de sua esposa. No ano seguinte, ele decidiu abandonar a pintura e vendeu toda a sua oficina em leilão.[2] Mais tarde, ele começou a pintar novamente, mas produziu em quantidade muito menor do que antes.

Sua sobrinha era Virginie Demont-Breton, que também era uma pintora conhecida. Adrien Demont (que se casou com sua sobrinha) e Henri Duhem estavam entre seus alunos mais conhecidos. Uma rua em Courrières recebeu o nome dele.

Referências

  1. Documentation @ the Base Léonore.
  2. Auction catalogue @ BNF Gallica.