A Outra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A Outra
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) Tozé Martinho
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) NBP
Elenco Margarida Marinho
Nuno Homem de Sá
Alexandra Leite
Diana Chaves
Dalila Carmo
Jessica Athayde
Marta Andrino
Carla Andrino
Almeno Gonçalves
Pedro Teixeira
Tema de abertura "Papel Principal", Adelaide Ferreira
Exibição
Emissora de
televisão original
Portugal TVI
Transmissão original 24 de Março de 2008 a 16 de Novembro de 2008 / 10 de Outubro de 2013 a presente
Nº de temporadas 1
Nº de episódios 209
Cronologia
Último
Último
Flor do Mar
Próximo
Próximo

A Outra é uma telenovela portuguesa da autoria de Tozé Martinho, exibida pela TVI. É protagonizada por Margarida Marinho.

É a novela campeã de audiências em Portugal, tendo uma média a rondar os 50% de quota de mercado todas as semanas. Foi ainda a novela portuguesa cuja estreia teve mais sucesso na história da televisão portuguesa.

A telenovela tem como locais de gravações Trás-os-Montes e Alto Douro, Lisboa, e África.

A novela está a repetir nas tardes da TVI no horário das 14h45 desde 10 de Outubro de 2013.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Beatriz Lobato Pimentel Gama (Alexandra Leite) morre em África, numa situação muito confusa e polémica. O marido, Rafael Gama (Nuno Homem de Sá), terá tido culpa? Sabemos que com ele estava a sua amante, Catarina Alves (Dalila Carmo). Mantinha com ela um romance há muito tempo e que era conhecido da maior parte dos amigos e das pessoas que com eles lidava. Terá sido Catarina conivente na morte de Beatriz?

Henrique Pimentel (João Perry), o pai de Beatriz não acredita que a filha tenha morrido! Terá razão para ter essa dúvida? Ele próprio, em tempos, terá passado por algo semelhante, quando a sua mulher, Teresa Lobato Pimentel (Maria José Paschoal), caiu ao mar. Tudo se passou um dia, quando passeavam no barco que ambos possuíam. O facto é que o corpo de Teresa nunca apareceu. O facto é que Teresa estava apaixonada pelo sócio do marido, Vasco Grilo (Tozé Martinho), com quem ia fugir daí a poucos dias, tencionando pedir o divórcio. Teresa terá morrido? E Vasco, que será feito dele?

Teresa era uma pessoa riquíssima, para além de tudo. Possuía explorações mineiras e propriedades agrícolas, além de um património móvel, muito valioso.

Quem está a sofrer com estas dúvidas todas são os filhos de Beatriz. Sobretudo Maria Lobato Pimentel Gama (Margarida Vila-Nova) que agora diz que gosta de dois homens ao mesmo tempo. Ficará com algum deles? E eles, o que esperarão dela? O segundo filho, Francisco Lobato Pimentel Gama (Pedro Carvalho), fica muito afectado com a morte da mãe. Nem a sua namorada, Sofia Franco (Marta Andrino), o consegue ajudar.

A enquadrar esta história, temos ainda a família Lima. A esta família tudo corre mal. O desemprego, a doença, a luta diária para seguirem em frente é, todos os dias, cada vez mais difícil. E a família Franco, a quem tudo corre bem. É uma família de sorte. Onde o dinheiro nunca falta e com todos os problemas que normalmente surgem, quando existe essa abundância.

Gente boa e gente má. Que se envolve em amores e desamores em ódios e paixões que se nós estivermos atentos, bem conseguimos identificar, com as ambiências que nos cercam todos os dias.

Há ainda António Vale (Rodrigo Menezes). Uma pessoa que nós todos conhecemos. É mulherengo e vive a sua própria filosofia de vida. Tenta ser correcto. Tenta ser honesto consigo. Tenta ser um bom amigo. Mas muitas vezes apenas consegue não magoar muito as pessoas que com ele lidam.

Da nossa predilecção é a história de Clara Silva Bento (Daniela Marques) que com dois ou três dias de vida foi entregue pela mãe a Rosa Silva (Maria D'Aires). Rosa e José Bento (Joaquim Nicolau) têm cuidado dela como se fosse filha de ambos e dedicam-lhe um amor imenso. Clara tem agora quatro anos. Um dia a mãe biológica precisa da filha e quer tirá-la a Rosa e levá-la para longe. Será que consegue? Ou um grande amor tudo vence? Até o tribunal! Parece-me que conhecemos bem esta história, não conhecemos?

Esta é uma história que joga sobretudo com os sentimentos de pessoas que encaram a vida de forma diferente. Tendo como cenário zonas fantásticas de África, a beleza pura e selvagem do Nordeste Transmontano, ou locais paradisíacos da Grande Lisboa, A Outra não vai deixar ninguém indiferente.

Elenco[editar | editar código-fonte]


Participação Especial:

  • Alexandra Leite - Beatriz Lobato Pimentel Gama (Esposa de Rafael, filha de Henrique e Teresa. Morre supostamente em África, vítima do ataque de um leão)


Actores Convidados:

  • João Perry no papel de Henrique Pimentel (Irmão de Fernanda, "viúvo" de Teresa, avô de Maria, Kiko e Duarte)


Elenco Infantil:


Elenco Adicional:

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

CD1
  1. Adelaide Ferreira - "Papel Principal" (Versão 2008)(Tema de genérico e de Beatriz/Teresa)
  2. Camané - "Sei De Um Rio"
  3. Luís Represas - "Sagres" (Tema de Henrique)
  4. Clã - "Sexto Andar" (Tema de Maria)
  5. Klepht - "Por Uma Noite" (Tema de Susana e João)
  6. Paulo Gonzo - "Diz-me Tu (Para Onde Vão)" (Tema de Rafael)
  7. João Portugal - "Foste Tu" (Tema de Joana e Jorge)
  8. Ana Moura - "Até Ao Fim do Fim"
  9. Pedro Coelho - "Até ao Fundo do Mar"
  10. Sépia - "Ver-te Chegar" (Tema de Vasco e Fernanda)
  11. Ricardo Azevedo - "Entre O Sol e A Lua" (Tema de Kiko)
  12. Fragmentos - "Mais Uma Vez" (Tema de Ana e Luis)
  13. Maria João - "A Outra" (Tema de Teresa)
  14. Marco Medeiros - "Pintado a Carvão"
  15. Marco Rodrigues - "Tu Já Não És" (Tema de Zé Bento)
CD2
  1. Mafalda Veiga - "Estrada"
  2. Pedro Abrunhosa & Bandemónio - "Pontes Entre Nós" (Tema de Teresa e João)
  3. Dino - "Não Vou Partir"
  4. Oi O Ai - "Deves Estar A Chegar" (Tema Geral de Vila Flor)
  5. Per7ume - "(Assim) Azul" (Tema de Vera e António)
  6. Axel - "Fica Comigo (Páginas De Um Diário)"
  7. Nuno Carrilha - "Tu Podes Ser" (Tema de Lúcia e Zé Carlos)
  8. Pluma - "Fora De Tempo (Desistir De Tentar)" (Tema de Carmo)
  9. Rui Vasconcelos - "Talvez Um dia" (Tema de Joana)
  10. Sinal - "E Se Amanhã" (Tema de Luis e Ana)
  11. Nuno Carrilha - "E Enquanto"
  12. Joana Pessoa - "Dá-me Os Teus Olhos"
  13. David Cid/Isabel Milheiro - Fado (Instrumental)
  14. David Cid/Isabel Milheiro - Hill (Instrumental)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Foi a produção portuguesa que mais sucesso alcançou na sua estreia, passando para o 1º lugar das estreias nacionais mais vistas, lugar que até então pertencia a telenovela Filha do Mar.
  • Inicialmente, A Outra ia para o ar às 21:30. Porém, com a estreia de Feitiço de Amor, a telenovela passou a ser emitida às 22:40. Nem por isso deixou de ser líder de audiências, tendo ainda uma audiência média quase sempre superior à de Feitiço de Amor. Quanto a Fascínios, que previamente ocupava a última hora do horário nobre, passou a ser exibida já depois da meia-noite, acabando assim com a ameaça de Duas Caras na madrugada, e ganhando uma média acima dos 50% de share. Com a estreia da nova novela da TVI Olhos nos Olhos a novela passou a ser transmitida a partir das 23:30.
  • Todos os dias, cerca de um milhão e meio de pessoas vêm a telenovela de Tozé Martinho.
  • Houve várias surpresas inesperadas na produção, porém. A primeira, foi a gravidez de Margarida Vila-Nova, que já há algum tempo que desejava ser mãe. Estava ainda Martinho a pensar no desfeche que havia de dar a Maria Lobato Pimentel Gama, quando a própria protagonista, Margarida Marinho, anunciou que estava grávida. Perante a gravidez da protagonista, Catarina Alves (Dalila Carmo) vai assumir um papel mais relevante na história. Quanto à personagem de Margarida Marinho, Teresa Lobo Pimenta, sofrerá um assassínio.
  • Estão também confirmadas outras saídas, tais como as do próprio Tozé Martinho, sendo a sua personagem, Vasco Grilo, igualmente assassinada, estando já confirmadas as entradas de novos actores.
  • Margarida Marinho, com a sua primeira protagonista em novelas da TVI (a primeira havia sido em A Grande Aposta, também de Tozé Martinho, na RTP), teve finalmente um papel à sua altura e desenvolveu um óptimo trabalho, dando à personagem os sentimentos dúbios necessários de forma perfeita, apesar da saída abrupta da novela foi o grande momento.
  • Destaque também para a dupla Carla Andrino e Almeno Gonçalves (actor que, pela primeira vez, e com êxito, saiu do registo mais sério que havia desenvolvido em anteriores trabalhos), que arrancou gargalhadas ao público. Os bordões da personagem de Carla, "Cansas-me a beleza!", "Deixas-me exaurida!" e "Tchanam!", popularizaram-se. O bom desempenho na novela valeu à actriz o passaporte para o Brasil, para participar na novela Negócio da China, da TV Globo.
  • A novela terminou no dia 16 de Novembro de 2008, alcançando um estrondoso resultado: audiência média de 22,5% e 55,2% de share, o melhor registo audiométrico da novela.
Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.