Abisag

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Abisag é o nome de uma jovem sunamita mencionada na Bíblia. De grande beleza, foi companheira do rei David na sua velhice.

Quando o rei já não se aquecia, por mais que se o cobrisse, devido ao adiantado de sua idade, seus servos mandaram buscar em todo Israel uma jovem virgem para servi-lo e aquecê-lo, deitando-se em seu peito. A jovem encontrada foi Abisag. De fato, ela cuidava de David e o servia, porém não foi "conhecida" por ele (I Reis, 1:1-4).

Após sua primeira aparição, no início do Primeiro Livro de Reis, o filho de David, Adonai, ante a debilidade do pai e prevendo sua morte, levanta-se para reivindicar o trono para si e proclama-se Rei. Contudo, é Salomão que se torna de fato rei. Apesar da rebelião de Adonai, Salomão não o pune, até que Adonai pede a Betsabá, mãe de Salomão, que ela interceda junto ao seu filho para que este lhe permita casar-se com Abisag. Salomão vê como uma nova provocação a atitude de seu meio-irmão, de cobiçar para si a jovem que fora concubina de seu pai. Assim, é por causa deste episódio envolvendo Abisag que Salomão ordena a morte de Adonai (I Reis, 2:13-25).

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Dicionário Universal Ilustrado, Ed. João Romano Torres & Cª.1911.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Eva, Sara, Rebeca, Lia, Bila, Raquel, Miriã, Débora, Rute, Ana, Abisag, Judite, Ester, Abigail (Bíblia), Agar, Bate-Seba, Diná, Lea, Mical, Tamar, Zípora, Azenate, Zilpa, Joquebede, Helá, Naará, Ainoã, Maaca, Zeruia, Eglá, Quézia, Ada, Besemate.


Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.