Absortância

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Absortância (α) ou poder de absorção é a fração absorvida quando a radiação incide sobre uma superfície real. A maior fonte de radiação eletromagnética (REM) captada pelo planeta Terra é o Sol, responsável por mais de 99% de toda radiação incidente sobre o nosso planeta.

A norma técnica NRB 15220:2005 define-a como o quociente da taxa de radiação solar absorvida por uma superfície pela taxa de radiação solar incidente sobre esta mesma superfície.

Embora consideradas sinônimos por diversos autores, absortância e absortividade têm uma sensível diferença. Absortância é a propriedade de um conjunto que compõe uma superfície, por exemplo, uma parede de concreto pintada de branco. Absortividade é a propriedade de um material isolado, por exemplo, alumínio, ferro, tinta branca, concreto.

Absortância, por se tratar de uma relação entre duas grandezas, é adimensional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.