Adestramento de cães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Figura mostrando um caçador e seu cão Pointer adestrado para caçar

Adestramento de cães é o treino dos mesmos para se obter o controle do seu comportamento e obediência.

O adestramento básico pode ser feito pelo próprio dono, porém adestramentos mais elaborados devem ser realizados por profissionais da área.

Existem muitos tipos de adestramento, de acordo com o objetivo. Deste modo, o cão pode ser adestrado para caçar; pastorear rebanhos, proteger residências ou pessoas; ajudar os Policiais Militares; conduzir pessoas cegas ou como Cão-Guia de Cego; farejar drogas em aeroportos ou outros locais; salvamento de pessoas afogadas, soterradas em escombros ou avalanches; exibições em circos, etc.

Comandos básicos[editar | editar código-fonte]

No adestramento básico, ensina-se ao cão alguns comandos necessários para uma obediência simples e inicial para quaisquer outros adestramentos, excetuando-se, segundo alguns adestradores o adestramento de faro, que em alguns casos e, dependendo da finalidade, não se utiliza o adestramento de obediência. Seguem abaixo os comandos básicos a serem ensinados ao cão:

Senta: Comportamento natural do animal que estabelece controle e obediência
Deita: Deitar sob comando estabelece controle do cão e hierarquia da matilha, uma vez que o comportamento de deitar entre os cães significa submissão
Aqui: Comando utilizado para o animal se aproximar de seu proprietário ou condutor e se sentar
Junto: Comando dado para que o cão ande ao lado esquerdo do condutor, utilizado para conduzir o cão num passeio ou em qualquer outra situação em que se deseja o controle do animal
Fica: O cão fica no lugar onde foi deixado e na posição em que foi ordenado (sentado, deitado, etc), só saindo do comando após ser autorizado pelo proprietário através de outro comando.

Adestramento prático[editar | editar código-fonte]

Não existe melhor maneira de se adestrar um cão. Cada cão é um indivíduo e cada um responde a um método de adestramento de uma maneira. A utilização de carinho e afago com o uso concomitante da guia e do enforcador é o método mais antigo e difundido para adestramento de cães, existem porém outros métodos mais novos, que utilizam de técnicas diferentes como petiscos, bolinhas e clicker, para adestrar animais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.