Alan White

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Alan White
Informação geral
Nome completo Alan White
Nascimento 14 de Junho de 1949 (65 anos)
Origem Pelton, Durham, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) rock progressivo, art rock
Instrumento(s) bateria, percussão, piano, teclado
Período em atividade 1967 - atualmente
Afiliação(ões) Yes, Plastic Ono Band
Página oficial www.AlanWhite.net

Alan White é baterista da banda de rock progressivo Yes desde 1972.

Antes do Yes[editar | editar código-fonte]

Alan White começou a ter aulas de piano aos três anos de idade, mas, encorajado por um tio que era baterista, resolveu dedicar-se à bateria. Muito novo, começou a tocar em bandas de sua cidade, e aos treze anos se tornou um músico profissional.

Em 1969, Alan tocava em clubes em Londres, com bandas locais, e um dia John Lennon e Yoko Ono assistiram a um show de uma das bandas de Alan, e provavelmente gostaram do estilo do baterista, pois, ainda em 1969, Alan recebeu um telefonema - que inicialmente ele achou que fosse uma piada – de Lennon convidando-o para tocar na banda que ele pretendia formar, após sua saída dos Beatles. Esta banda seria a The Plastic Ono Band. Com ela, White gravou os álbuns Live Peace in Toronto 1969, Imagine e Some Time in New York City. Por intermédio de John Lennon, Alan White conheceu George Harrison, e tocou em seu famoso disco All Things Must Pass. No final de 1969 ele se juntou a banda Ginger Baker's Air Force com Steve Winwood.


Carreira no Yes[editar | editar código-fonte]

Em 1972, Alan White estava em final de turnê com Joe Cocker, quando foi convidado por Eddie Offord, co-produtor e engenheiro de som do Yes, para se juntar ao grupo. Bill Bruford, o baterista anterior, tinha deixado a banda, em Julho daquele ano, para se juntar ao King Crimson, deixando a banda sem baterista apenas alguns dias antes da turnê do disco Close to the Edge. Alan aceitou o convite, e teve que aprender todas as músicas da banda, em míseros três dias! Depois disso, a banda saiu em turnê, que foi um sucesso completo, gerando o álbuns Yessongs. Seu estilo de tocar é muito eclético, mas geralmente envolve partes extremamente complicadas de bateria, sem nunca perder a energia do Rock'n'Roll, sua influência principal, ao contrário da bateria jazzistica e mais técnica de Bill Bruford.

Em 1975, ele gravou seu primeiro disco solo: "Ramshackled" mostrando sua versatilidade como baterista. O disco tem canções simples, Jazz-Rock e Progressivo.

Recentemente, ele gravou um álbum com sua banda chamada WHITE (que também inclui Geoff Downes, que tocou teclado no Yes no álbum Drama),

Paralelamente, ele também toca como músico contratado em discos de diversos amigos seus, e é muito respeitado pelos bateristas, em geral, por sua técnica e por sua grande experiência.



Ícone de esboço Este artigo sobre um baterista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alan White