Angiografia pulmonar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Angiografia pulmonar (ou arteriografia pulmonar) é um procedimento medico cardiológico. Neste procedimento é utilizado raios-x sobre os vasos sanguíneos pulmonares para detectar malformações arteriovenosas.

A angriografia direta é a injeção de radiocontraste na circulação com fluoroscopia dos pulmões subsequente. Uma forma mais comum de angiografia direta é a cateterização do átrio direito do coração e a injeção de radiocontraste no coração direito.

Uma forma popular de angiografia pulmonar é a angiografia pulmonar por tomografia computadorizada. Ela envolve somente contraste venoso.

História[editar | editar código-fonte]

A angiografia pulmonar invasiva foi realizada pela primeira vez em 1931 por Egas Moniz e seus colegas.[1] Robb e Steinberg descreveram a angiografia pulmonar por infusão de radiocontraste periférico.[2][3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Moniz E, Carvalho L, Lima A (1931). «Angiopneumographie». Presse Med. 39: 996-99 
  2. Robb GP, Steinberg I (1938). «A practical method of visualization of the chambers of the heart, the pulmonary circulation, and the great blood vessels in man». J Clin Invest. 17. 507 páginas. PMC 434806Acessível livremente 
  3. http://books.google.co.uk/books?id=Mgl9G8oU1IkC&pg=PA566