Anne Hathaway (esposa de Shakespeare)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Anne Hathaway (c. 15566 de agosto de 1623) foi esposa do dramaturgo e poeta William Shakespeare. Anne tinha 26 anos quando se apaixonou por Shakespeare, vivia numa família com seis irmãos (duas meninas e quatro meninos), era filha de Richard Hathaway, fazendeiro de Shottery, cidade a cerca de 1,5 km de Stratford. Morava numa residência de doze aposentos chamada "Hewlands" (terras desbravadas), que ainda existe e está aberta a visitação.

O famoso cottage de Anne Hathaway, perto de Stratford.

William e Anne se casaram em 1582. O casal teve três filhos: Susanna, em 26 de maio de 1583, que se casou em 1607, aos 24 anos, com John Hall, um médico de Stratford e tiveram uma filha, Elizabeth, e o casal de gêmeos Hamnet e Judith, em 1585, Judith casou-se com Thomas Quiney, um taberneiro, e teve três filhos que morreram antes de se casarem, porém Judith morreu aos 77 anos. Já Hamnet, morreu no verão de 1596, aos treze anos de idade.

Especula-se que o casamento de Anne e Shakespeare teria sido forçado pelo clã dos Hathaway, visto que ao se casarem ela já estava grávida, sendo que ele tinha somente dezoito anos de idade enquanto ela já contava com vinte e seis. Posteriormente Anne Hathaway aparece em alguns dos escritos de seu famoso esposo. No entanto, o consenso geral é de que pouco se sabe sobre a vida particular de Anne Hathaway.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Andrew Donkin. William Shakespeare e seus atos dramáticos. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Cia. das Letras, 2006. Coleção "Mortos de fama".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]