Arcangelo Corelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arcangelo Corelli

Arcangelo Corelli (Fusignano, 17 de fevereiro de 1653Roma, 8 de janeiro de 1713) foi o mais famoso violinista-compositor do barroco, a um dos mais influentes depois de Claudio Monteverdi. Embora sua produção integral resuma-se a seis antologias, sua escrita instrumental era admirada pelo refinamento harmônico e estilo brilhante, tendo sido referência crucial para muitos compositores, entre eles Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Haendel.

Pouco se sabe sobre a vida de Corelli, a não ser que a maior parte de sua carreira deu-se em Roma. Onde foi patrocinado por diversos mecenas aristocratas e nobres, incluindo a exilada rainha da Suécia. Era regularmente contratado para apresentações de ópera, oratórios e outras obras de formato amplo, algumas de Haendel. Corelli é conhecido sobretudo por seus doze concerti grossi, que representaram uma nova forma de composição. Como violinistra virtuose, contribuiu para consolidar modernas técnicas de arcada e foi um dos primeiros a usar bicordes e efeitos harmônicos no instrumento. Como professor de violino, suas realizações também foram notáveis, tendo entre seus alunos Francesco Geminiani e Antonio Vivaldi.

Entre suas obras mais notáveis estão o Concerto Grosso Op.6 N.8, Concerto Grosso Op.6 N.10 e Sonate a Violino e Violine o Cimbalo Op.5 N.12. Corelli escreveu ainda 12 sonatas para instrumento solista (para violino e contínuo) e 12 concertos grossos (grossi, em italiano), com os quais influenciou o estilo musical de sua época.

Corelli foi especialmente genial em diversas medidas. Ele explorou alguns gêneros. Pai do gênero das sonatas, algo para ser tocado "suonare". A mais simples das novas formas é a Sonata para Violino. Com acompanhamento com baixo cifrado.

O que são as Sonatas? Sonata é uma forma e um gênero. Arranjo simples entre violino e um instrumento que acompanha ( cravo). As vezes o cravo dobrado com o violoncelo. Opus 5, por exemplo. 12 sonatas para violino. São as primeiras peças do gênero. Música organizada em movimentos especificas: um lento, um rápido, um lento, um rápido ( 4, 5, 6 ou mais vezes se dá essa repetição). Veja que as Suites de Lully na França são as percursoras das Sonatas de Corelli.

Também fez parte da Academia de Letras de Roma.

[1]

Referências

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Arcangelo Corelli
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.