Ardil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Ardil, isco ou isca é uma estratégia ou objeto utilizado para atrair uma presa ou inimigo. Podem separar-se dois usos distintos destas palavras: o uso militar ou para-militar (com as suas ramificações securitárias) e o uso civil, com destaque para a pesca e, em muito menor escala, para a caça.

Na pesca, os iscos que são tradicionalmente mais utilizados são insetos, minhocas e ainda pequenos peixes, moluscos (especialmente lulas e vários tipos de bivalves) e, mais raramente, crustáceos. Ou seja, de um modo geral para capturar uma determinada espécie, utiliza-se como isco uma presa dessa espécie.

Na pesca de água doce moderna, popularizaram-se uma série de iscos artificiais, muitas vezes feitos de plástico, normalmente com formas que fazem lembrar os iscos biológicos.

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.