Arquivo sonoro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em computação, arquivo de som (ou arquivo sonoro) é um formato de arquivo que permite o armazenamento digital de áudio. Em geral, esse arquivo armazena intervalos regulares de amostras de som, que representam a posição em que a membrana da caixa de som deve estar no momento da gravação.

Há três propriedades destes arquivos que determinam a qualidade do som armazenado e o seu tamanho. São eles: a resolução, ou seja, quantos bits são usados para representar cada amostra, a taxa de amostragem, ou seja, quantas amostras são tomadas do som por segundo e por último, o codec que pode proporcionar formas mais ou menos eficientes para armazenar estas informações.

Em contrapartida, o formato MIDI não segue esses princípios. Ele não armazena áudio propriamente dito, mas sim uma sequência de notas musicais que podem ser executadas por sintetizadores.

Não se deve confundir o codec com o formato do arquivo. O formato especifica a disposição dos dados dentro do arquivo e o codec a forma como a informação sobre o som é tratada. Há formatos de arquivo que proporcionam possibilidade de usar vários codecs para codificar o som no arquivo.

Arquivos no formato de WAV (criado pela Microsoft) e AIFF (criado pela Apple Inc.) armazenam o som sem utilizar compressão de dados, geralmente resultando em arquivos maiores caso seja preferida uma maior qualidade. Há também formatos que utilizam compressão de dados, como o MP3, que utiliza codec de compressão com perdas. Outro formato que faz uso de compressão é o Ogg-Vorbis.

A possibilidade de compressão do formato MP3 foi responsável por parte da popularização do mesmo, pois possibilitou o armazenamento de uma quantidade muito superior de músicas em um mesmo espaço de armazenamento.

Todos estes formatos citados anteriormente são livres ou abertos, mas também há formatos proprietários de arquivos de som. Entre estes, podemos citar o formato Windows Media Audio, o formato usado pelo Real Player (RA), e o M4P usado no iTunes que inclui proteção contra pirataria.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.