Asociación Deportiva Orión

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Associação Desportiva Orión (em espanhol: Asociación Deportiva Orión) é um clube de futebol do Panamá, fundado em 2 de junho de 1987 pelo jornalista Gabriel Castillo. O Orión é um dos poucos times panamenhos a ter jogado nas três divisões do futebol nacional.

Em 1995, o Orion venceu a Segunda Divisão Nacional, o que lhe valeu a promoção para a primeira divisão da antiga Liga Nacional de Fútbol No Aficionado (LINFUNA), uma das duas ligas paralelas que existiam à época no país. No entanto, sua diretoria acabou optando por jogar a ANAPROF no ano seguinte.

Ocupando a última posição com um total de duas vitórias, quatro empates e 21 derrotas, com 24 gols a favor e 81 contra, o clube foi rebaixado novamente para a Liga Distrital. Em 2001, dirigido pelo também jornalista Luis Carlos Bailey, o Orion venceu a Copa Rommel Fernandez (Terceira Divisão), obtendo o acesso para a segunda divisão da ANAPROF.

Nesta categoria o clube laranja ganhou dois torneios Apertura, em 2008 e 2009. Nas duas temporadas jogou a super final contra o Rio Abajo FC, sendo derrotado pelo adversário em ambas as oportunidades. Na temporada de 2015, o Orion jogou novamente na Terceira Divisão panamenha.[1]

Referências

  1. panamaon.com, ed. (14 de abril de 2014). «AD Orión pierde la categoría y jugará en Copa Rommel». Consultado em 21 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 22 de dezembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de PanamáSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol panamenhos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.