Atentado de Finsbury Park em 2017

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O atentado de Finsbury Park em 2017 ocorreu em 19 de junho de 2017, quando uma van (carrinha) conduzida por Darren Osborne, foi lançada propositadamente contra pedestres (peões) muçulmanos no Finsbury Park, Londres, Reino Unido, causando uma morte e ferindo doze pessoas.

O atentado ocorreu perto da Casa de Bem-Estar Muçulmano, a 100 metros da Mesquita de Finsbury Park. O grupo de muçulmanos já havia realizado a tarawih, as orações noturnas realizadas durante o Ramadã, quando encontraram um homem que desmaiara e estava a receber ajuda. Ao fazerem os primeiros socorros, eles foram empurrados e doze ficaram feridos. O homem morreu no local e os resultados preliminares pós-morte mostraram que ele morreu de múltiplas lesões.[1][2]

A 23 de Junho, Darren Osborne, de Cardiff, foi acusado de homicídio e tentativa de homicídio relacionados com terrorismo. No início de Fevereiro de 2018, no Woolwich Crown Court, foi considerado culpado de ambos os crimes e condenado a prisão perpétua.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «LATEST: Incident in Finsbury Park». Mynewsdesk. Consultado em 19 de junho de 2017 
  2. «LATEST: Incident in Finsbury Park» (em inglês). Metropolitan Police. Consultado em 22 de junho de 2017. A special post-mortem examination was carried out on Monday, 19 June at the Whittington Hospital. Preliminary findings are that [the man] died of multiple injuries. 
  3. Rawlinson, Kevin (2 de fevereiro de 2018). «Darren Osborne jailed for life for Finsbury Park terrorist attack». the Guardian (em inglês)