Autometralhadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Auto-metralhadora)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Autometralhadora Panhard M-11.

Uma autometralhadora é um veículo militar blindado ligeiro deslocando-se sobre rodas. Apesar do seu nome, uma autometralhadora pode estar equipada com armamentos diversos da metralhadora, tais como mísseis anticarro, lança-granadas ou canhões (neste caso serão melhor denominadas autocanhões).

As autometralhadoras surgiram no início do século XX. Inicialmente eram simples viaturas civis com uma metralhadora montada. Posteriormente foram evoluindo, ganhando blindagem e capacidade deslocamento em todo o terreno. O seu armamento também foi evoluindo, passando da simples metralhadora, a armas mais pesadas.

Actualmente as autometralhadoras são empregues sobretudo em operações de reconhecimento, de segurança e de escolta. Além das forças militares, as autometralhadoras são também largamente utilizadas por forças policiais.

Primeira guerra mundial[editar | editar código-fonte]

Geralmente, os carros blindados foram usados ​​por mais ou menos independentes condutores comandantes . No entanto, por vezes, eles eram usados ​​em unidades maiores, até em esquadrões. Os carros estavam armados principalmente com metralhadoras leves. Mas unidades maiores empregavam normalmente alguns veículos com armas mais pesadas. Com o poder aéreo a aumentar de importância, carros blindados ofereceram uma plataforma anti-aviões.1

Autometralhadora Rolls-Royce, de 1920.

Referências

  1. Crow, Encyclopedia of Armored Cars, pg. 25
Ícone de esboço Este artigo sobre Veículos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.