BarCamp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barcamp)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bloggers reunidos num BarCamp.

BarCamp é uma rede internacional formada em torno de um modelo de conferência, geralmente referenciado com desconferência. Envolve principalmente bloggers e empresas de desenvolvimento de software e tecnologias.

História[editar | editar código-fonte]

A idéia surgiu entre pessoas com um interesse em comum: colaboração. É o que direciona as atividades dos eventos, onde cada participante exerce literalmente a sua função de fazer parte dos resultados. Esse modelo tem sido usado ao redor do mundo para reunir pessoas em Amsterdam, New York, Vancouver, Bruxelas, Paris, São Francisco, Coimbra, Lisboa, São Paulo, Florianópolis, entre muitos outros.

Metodologia[editar | editar código-fonte]

Cada participante é encorajado a fazer uma apresentação, demonstrar o projeto em que está trabalhando, ou fazer parte ativamente das discussões que ocorrem nos cantos do evento. Não há lista de palestrantes, nem programação fechada; existem idéias e vontade de colaborar. Trata-se de estar envolvido diretamente em uma estrutura de conversação horizontal e emergente.

Comunidades em Português[editar | editar código-fonte]

Portugal[editar | editar código-fonte]

Até hoje foram realizados dois BarCamps em Portugal na cidade de Coimbra onde estiveram presentes vários bloggers de todo o país.[carece de fontes?]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Vários BarCamps já aconteceram e continuam a acontecer no Brasil; o primeiro deles em Florianópolis, em setembro de 2006. A comunidade brasileira se organiza através de um site específico.

Uma derivação brasileira dos BarCamps são os BlogCamps, desconferências voltadas especificamente para bloggers. O primeiro BlogCamp ocorreu em agosto de 2007, na cidade de São Paulo. Outros BlogCamps ocorreram, subseqüentemente, nas cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Aracaju, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.