Batalha do Porto de Cartago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batalha do Porto de Cartago
Terceira Guerra Púnica

Mapa do Golfo de Túnis
Data 147 a.C.
Local Golfo de Túnis, na moderna Tunísia
Coordenadas 37° N 10° 30' E
Desfecho Vitória cartaginesa
Beligerantes
República Romana República Romana Cartago Cartago
Comandantes
República Romana Cipião Emiliano
República Romana Lúcio Hostílio Mancino
Cartago Asdrúbal, o Beotarca
Forças
Desconhecida 50 navios
Golfo de Túnis está localizado em: Tunísia
Golfo de Túnis
Localização do Golfo de Túnis no que é hoje a Tunísia

A Batalha do Porto de Cartago foi uma batalha naval da Terceira Guerra Púnica travada em 147 a.C. entre cartagineses e a República Romana.

Batalha[editar | editar código-fonte]

No verão de 147 a.C., durante o cerco de Cartago, a frota romana, comandada por Lúcio Hostílio Mancino, manteve um bloqueio da cidade por mar e seus navios foram reforçados no mesmo ano pelas forças de Cipião Emiliano. Os cartagineses conseguiram encontrar uma forma de fugir para o mar, furando o bloqueio o romano, e conseguiram posicionar sua frota, de 50 trirremes reforçados por navios menores, para enfrentar os romanos. As duas forças se encontraram em frente ao porto de Cartago e os cartagineses conseguiram repelir o ataque inicial dos romanos, infligindo-lhes pesadas perdas. Conforme a batalha avançou, os cartagineses decidiram retornar para a segurança de seu porto, cuja entrada foi bloqueada pelos navios menores da frota cartaginesa. Os navios romanos foram forçados a contornar o bloqueio passando por águas rasas e conseguiram afundar muitos navios menores, mas, ao amanhecer, a maioria conseguiu voltar em segurança para o porto.

Seja como for, esta pequena vitória da marinha cartaginesa não foi suficiente para romper definitivamente o bloqueio da marinha romana e nem levantar o cerco de Cartago, que já durava três anos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]