Berger cantor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBerger cantor

Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico
Classificação científica
Espécie: Gallus gallus domesticus
O canto típico

O Berger cantor ("Bergischer Kräher") , também conhecido como Cantor de Berg ou Galo músico alemão é a raça mais antiga de frango alemão, que pertence as raças cantoras e é originário da região de Berg. Em Alemanha a raça é considerada ameaçada de extinção. De acordo com um censo realizado em 2009, restam apenas 1000 espécimes. Acredita-se, que o Berger cantor era o antepassado do Galo músico do Brasil[1].

Características[editar | editar código-fonte]

O Berger é um tipo de frango rural, famoso por o canto estendido e grave dos galos. Hoje existe apenas uma única variedade, malhada do ouro e negro. A crista é simples, as pernas são de cor cinza-azul e a figura é fornecido e erigido. Típico é a larga borda negra das penas, a Dobbelung, que está presente também na Berger de crista caída e na Berger krüper. As galinhas fornecem ovos brancos, na ordem de 120-150 peças por ano [2].

Concursos de Canto[editar | editar código-fonte]

Desde 1924, os criadores alemãos organizaram anualmente uma competição de canto, em que medem a duração do canto dos galos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em castelhano) Bruno Duerigen: Tratado de avicultura, I. Especias y razas, pag. 738, Gustavo Gil, Barcelona 1931
  2. (em alemão) Armin Six: "Bergische Hühnerrassen", Verlagshaus Reutlingen Oertel + Spörer, Reutlingen 2003, ISBN 978-3-88627-515-1.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Berger cantor